Artrose de quadril

Por: Dr. Vicente Caropreso

16/03/2023 - 10:03 - Atualizada em: 20/03/2023 - 10:27

 

Se você sente dor na região do quadril e tem dificuldade para se movimentar, esses podem ser sintomas de artrose de quadril, uma condição que limita os movimentos e compromete o bem-estar das pessoas.

A artrose no quadril ou osteoartrose é o desgaste das cartilagens da articulação entre o fêmur – o osso da coxa – com a bacia, o que provoca dor e pode limitar bastante a vida dos pacientes.

A artrose de quadril causa dor na região da virilha e na frente do quadril, dificulta caminhar, ficar sentado por muito tempo, se deitar sobre o lado dolorido e, nos casos mais avançados, pode causar dificuldade para cruzar a perna, colocar sapatos, entrar e sair do carro e até o encurtamento de uma das pernas.

A dor piora ao andar, ficar sentado por muito tempo ou ao se deitar sobre o lado dolorido. As dores também podem surgir na região da coxa, na lateral da bacia, nas nádegas e irradiar para a coluna.

A principal causa de artrose de quadril é o envelhecimento, e costuma afetar pessoas com mais de 45 anos. Mas o problema também pode ter outras causas, como a obesidade; exercícios físicos como futebol e tênis em excesso e sem orientações; histórico familiar; doenças reumatológicas; e traumatismos por acidentes.

Se você apresenta desconforto na região do quadril procure um ortopedista. Quanto antes descobrir a da artrose de quadril, mais fácil tratar. O diagnóstico é feito por raio-X ou ressonância magnética.

O tratamento da artrose de quadril, pode ser por meio de fisioterapia; pela administração de analgésicos e anti-inflamatórios; em caso de obesidade, prescrição de dieta e atividades físicas para a perda de peso; e controle de excessos nas práticas esportivas.

Outro caminho, nos casos mais graves, é a cirurgia – que pode ser convencional ou robótica – para a colocação de uma prótese de quadril a fim de restabelecer os movimentos e dar mais qualidade de vida.

Espero que essas informações ajudem a identificar os sintomas e a procurar ajuda médica.