Duvido que tenha nascido até hoje alguém que não queira ser feliz. O diacho é que felicidade é fugaz, ela não para quieta, ela nunca vem para ficar, porém… Esse “ficar” depende de nós, de um modo especial de pensar e de intuir o que é felicidade. Safados dinheiristas religiosos criaram há milênios a história de felicidade eterna, seria a felicidade vivida no céu… Olhe o que os caras inventaram, homens, jamais uma mulher criaria bobagem tão retumbante. Você sabe que a minha caixa de sapatos, o meu cofre de frases, já tem até filiais, é uma frase atrás da outra na coleção. Faz pouco, estava roendo as unhas, fui a ela, à caixa… Saiu-me uma frase que não tinha autoria, mas é claro que deve ter, a frase é irretocável. Diz assim: – “É impossível caminhar com rapidez e ser infeliz”. Leia de novo. Por que alguém que anda sempre com rapidez não pode ser infeliz? Não ouvi a explicação do autor, que nem sei quem é, mas o cara, ele ou ela, tinha razão. Quem anda com pressa tem alguma razão para essa pressa, não falo da pressa diante das UTIs da vida, mas do cotidiano da vida. A pressa indica um calor para chegar rápido a um objetivo, um propósito. Vou pegar a frase alheia e explicá-la a meu jeito. Andar com pressa tanto pode ser no caminhar quanto diante das ansiedades positivas, dos objetivos que pretendemos alcançar. Quero logo chegar ao meu sonho, ao meu desejo numa realização qualquer, quero ser, e tudo isso está sempre mais no futuro que no presente de nossas vidas. Um sujeito que caminhe arrastando os chinelos, como vejo muito nos shoppings de Florianópolis, já estão se revelando, não correm atrás de nada, arrastam chinelos… Se a pessoa for uma budista reencarnada, sim, acredito que passe o tempo da vida pensando, arrastando chinelos, afinal, não há razão para correr atrás de um objetivo inexistente. Fora disso, sabemos que a felicidade está, quase sempre, um pouco ali adiante, está para chegar, mas ainda não chegou. Então, é melhor andar rápido, ter um objetivo e apressar o passo para chegar até ela, que atende pelo nome de felicidade. Um propósito na vida nos dá fôlego e velocidade, sem ele arrastamos os pesados chinelos do tédio.
EMPREGOS
Em muitas empresas por todo o Brasil já estão em andamento as seleções para empregos temporários, a começar por 1º de dezembro. Empregos de três meses. Muitos safados vão se candidatar só pensando em ganhar uns trocados, nada de se envolver com o trabalho ao ponto de despertar sólidos interesses na empresa, empresa que bem podia mantê-los de modo duradouro. Há quem também entre no casamento pensando assim…
ORAÇÕES
Estava a procura de notícias quando dei de cara com esta manchete: – “Três orações poderosas para abrir caminhos em sua vida”. Nem perdi tempo, sei desde que nasci que não há santo que ajuda a qualquer um… E além disso, as minhas orações do sucesso na vida são bem simples: Fazer o meu melhor, ser honesto e ser grato aos meus bens, às minhas conquistas. Que as enganosas multidões das igrejas parem de querer enganar os santos…
FALTA DIZER
A linguagem é elástica, móvel, enganosa muitas vezes. Grosso modo, poucos saberiam traduzir a frase naval, milenar, a que diz: – “Navegar é preciso, viver não é preciso”. A questão toda está na palavra “preciso”, que tanto pode significar necessitar quanto exatidão. É o caso das navegações, são “exatas”.