Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Aprovada lei que obriga fechamento de portões de escolas jaraguaenses

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

Por: Áurea Arendartchuk

14/12/2022 - 06:12 - Atualizada em: 14/12/2022 - 08:08

Foi aprovado na terça-feira (13) na Câmara de Vereadores jaraguaense o projeto de lei que estabelece que as unidades escolares de Jaraguá do Sul terão que deixar seus portões fechados durante o período das aulas e atividades educativas. A medida vale tanto para as escolas de ensino fundamental quanto para os Centros de Educação Infantil (CMEIs).
O objetivo é o de dificultar o acesso de pessoas estranhas às instituições, dando mais segurança a estudantes e professores. A matéria tem autoria de Ademar Winter (PSDB), Anderson Kassner (PP), Jair Pedri (PSD), Jeferson Cardozo (PL), Jonathan Reinke (Podemos), Luís Fernando Almeida (MDB), Nina Santin Camello (PP), Onésimo Sell (MDB), Osmair Luiz Gadotti (MDB) e Sirley Maria Schappo (Novo).

A matéria também determina que os portões sejam abertos apenas em período predeterminado pela direção dos educandários, no início e ao final dos turnos da manhã e da tarde. Para entrar numa escola jaraguaense durante o período de aula, o interessado precisará de prévia identificação e autorização da direção da unidade.

Para embasar a iniciativa, os autores lembraram da invasão a uma creche no município de Saudades, no Oeste do Estado, em maio de 2021, por um jovem de 18 anos. O fato resultou na morte de três bebês e duas funcionárias. Eles também advertem que outros massacres semelhantes já ocorreram no Brasil, sendo o último deles na cidade de Aracruz (ES), quando duas escolas foram alvos de ataques a tiros por um adolescente de 16 anos, deixando três mortos e oito feridos.

Uma emenda do vereador Ronnie Lux (MDB) também foi aprovada junto à matéria. Ela estabelece que só serão trancados os portões que possuírem sistema de segurança que garanta a abertura deles em casos de emergência.

O projeto de lei foi aprovado por unanimidade e enviado ao Executivo para sanção.

 

Bancada Feminina

Um registro das deputadas Paulinha (Podemos), Marlene Fengler (PSD), Ada de Luca (MDB) e Luciane Carminatti (PT), que integram hoje a atual Bancada Feminina do Parlamento, encerra o ciclo da maior participação de mulheres no Legislativo de Santa Catarina. Na próxima Legislatura, apenas as deputadas Paulinha ( Podemos), Luciane Carminatti ( PT) e Ana Campagnolo (PL) retornam à Casa.

E foi com esse registro histórico que a deputada Paulinha refletiu, em suas redes sociais, a respeito da importância da Bancada Feminina para as pautas das mulheres catarinenses. “Somos quatro deputadas de partidos diferentes, com histórias de vida distintas e complexas. Mas que não abriram mão do amor, das suas famílias e do que acreditam. Mulheres que clamam pela democracia, por direitos humanos, por respeito e por liberdade. Somos mulheres líderes catarinenses”, avaliou a parlamentar.

Foto: Assessoria de Imprensa

 

Diplomação e posse

Na próxima segunda-feira (19) acontece a diplomação do governador eleito Jorginho Mello (PL). O ato ocorre a partir das 17h, a sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), na Capital catarinense. Além do governador e vice-governadora Marilisa Boehm, também serão diplomados o senador eleito Jorge Seif (PL), 16 deputados federais e 40 deputados estaduais. A posse de Jorginho e da vice ocorre em 1º de janeiro na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O evento acontecerá a partir das 18h no Legislativo. Jorginho Mello venceu as eleições no segundo turno após receber 70,69% dos votos válidos.

Articulações

Os deputados estaduais reeleitos e eleitos do PL, participaram ontem de almoço com o governador eleito, Jorginho Mello (PL), na Alesc. Apesar de ser a portas fechadas, a conversa foi em torno da formação do governo e da mesa diretora do Legislativo. Jorginho teria liberado a bancada para ter um candidato à presidência da Alesc, apenas para vice-presidente com a indicação de Ana Caroline Campagnolo. A bancada do PL fechou apoio a Zé Milton Scheffer (PP).

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.