Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Aprovações sem sobressaltos na Alesc – Acontece SC

Foto: Bruno Collaço / Agência AL

Por: Ewaldo Willerding Neto

17/07/2025 - 08:07

Conforme previsto, os projetos de lei de origem do Poder Executivo adiados na sessão de terça-feira foram aprovados no Plenário da Alesc nesta quarta-feira, sem sobressaltos. Ao todo, juntando as duas sessões, são 34 propostas do governo discutidas e admitidas. A demonstração de força e negociação foi decisiva para que o PL 428/2025 – que institui o Cadastro Estadual de Pessoas em Situação de Rua; o PL 472/2025 – que institui o Programa Estrada Boa Rural; e o PL 424/2025 – que cria o serviço temporário na PMSC – avançassem. Além desses, passou o PL 485/2025, que reajusta em 11% os vencimentos dos professores da rede pública estadual, sendo 6,5% pagos em julho e 4,5% em dezembro e cria uma indenização anual de até R$ 3 mil aos professores em exercício nas escolas da Secretaria de Educação e da Fundação Catarinense de Educação Especial que aderirem a um programa de qualificação. Uma tarde de vitórias para o governo de SC.

Recesso

Com a também aprovação do PL 178/2025, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026 que define o orçamento do Estado para o próximo exercício financeiro, no qual estão previstas receitas e despesas públicas de R$ 57,9 bilhões, montante 10% maior que o de 2025. A partir de agora, os deputados estaduais entram em recesso até agosto.

Missão

O Movimento Brasil Livre (MBL) criou o partido político Missão, com o lema: “Prendeu, matou”. O grupo deixou em segundo plano os apelos ao liberalismo econômico e, agora, foca na segurança pública. Em junho, o Missão atingiu o número de assinaturas necessárias para obter o registro no TSE. Em Santa Catarina, são mais de 6 mil filiados. No Brasil, mais de 500 mil.

Sem acordo

Não avançou a proposta apresentada pelos deputados Padre Pedro Baldissera e Neodi Saretta para que os também parlamentares Luciane Carminatti e Fabiano da Luz dividissem nos próximos quatro anos a presidência do PT de SC (dois anos para cada um). Assim, ambos seguem para eleição direta em segundo turno, marcado para acontecer no dia 27 de julho.

Tudo definido?

Foto: Arquivo/PR

 

Apesar das manifestações contrárias, o ex-presidente Jair Bolsonaro, em entrevista ao portal Poder 360, confirmou acerto com o governador Jorginho Mello para lançar Carlos Bolsonaro ao Senado por SC pelo PL. Pela fala, dá como vitória certa! Então, a bola está com o eleitor catarinense. Ou confirma a tese de voto de cabresto, ou mostra que tem autonomia.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.