Aposta em nova onda – Claudio Prisco Paraíso

Foto: Divulgação

Por: Claudio Prisco Paraíso

21/08/2024 - 06:08

Está muito clara a estratégia do PL de Santa Catarina no que diz respeito ao envolvimento e a participação de Jair Bolsonaro na campanha. Evidentemente, ele vai percorrer o Brasil inteiro a partir de agora.
Destaque especial para os três grandes colégios eleitorais – São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Um olhar também todo peculiar para o Nordeste.
Foi lá que ele perdeu a eleição de 2022. No Norte, o ex-presidente ganhou de Lula da Silva, assim como no Centro-Oeste e no Sul, com larga margem de votos.
E, no Sudeste, também, embora tenha perdido por 500 mil para o atual inquilino do Planalto em Minas Gerais. Em Santa Catarina, a ideia é dedicar um dia e meio. Só que a jogada do PL catarinense é tentar capitalizar nos municípios fronteiriços.
Por exemplo. Na Grande Florianópolis, haverá um evento em São José com a participação também dos candidatos à reeleição de Palhoça e Florianópolis. Topázio Silveira Neto ainda não é do PL, mas o partido indicou o vice.

Dois do PL

O prefeito Eduardo Freccia, eleito pelo Podemos em 2020, assinou ficha no PL ano passado. A anfitriã será Adeliana Dal Pont, também neoliberal. Muito provavelmente fará as honras a Bolsonaro na companhia de Silvinei Vasques, o homem que ficou preso um ano sem sequer ter um inquérito concluído contra si.

Fora-da-lei

Silvinei foi chefe da Polícia Rodoviária Federal durante os quatro anos do governo Bolsonaro. Ele é amigo do ex-presidente. Foi solto na semana passada. Sua detenção foi mais um arbítrio e uma ilegalidade cometidos por Alexandre.

Litoral Norte

Depois da Grande Florianópolis, vamos a Balneário Camboriú e Itajaí. Tudo indica que Bolsonaro marcará presença nos dois municípios, estratégicos sob vários aspectos. Ali também os prefeitos da redondeza vão marcar presença.
Em Balneário Camboriú existe a conurbação com Camboriú. A separação entre os dois municípios é pela BR-101 e somam, juntos, quase 300 mil habitantes.

Sul

A maior cidade sulista, Criciúma, será outro pólo regional a ser frequentado por Jair Bolsonaro. Ele vai pedir por Ricardo Guidi, além de Estêner Soratto, deputado estadual do PL favorito à Prefeitura de Tubarão. Candidatos de municípios próximos, como Laguna, Araranguá, Içara e outros vão aproveitar para tentar pegar embalo.

Eleitorado

O PL também fará evento em Joinville. A maior cidade e maior colégio eleitoral de Santa Catarina tem como candidato o deputado estadual Sargento Lima. A eleição é dificílima ante o favoritismo do atual prefeito e candidato à reeleição.

Caserna

Mas além de correligionários, eles são companheiros de farda, o capitão Bolsonaro e o Sargento Lima. Em Joinville, se reunirão liberais de Jaraguá do Sul, Araquari, São Francisco do Sul e arredores.

 

Capital do Vale

Pra encerrar, o ex-presidente estará em Blumenau, no Vale do Itajaí. Na terceira maior cidade catarinense, Egídio Ferrari, também deputado estadual e filiado ao PL, é o cabeça de chapa.
Certamente marcarão presença, lideranças de Ilhota, Gaspar, Indaial, Pomerode e assim por diante.

Na mesa

Então, essa é a grande cartada liberal. Potencializar a passagem de Bolsonaro, tentando com isso abranger o maior número possível de municípios. Lembrando que o PL lidera as candidaturas majoritárias na cabeça de chapa, com 184 candidatos nos 295 municípios. O segundo colocado é o MDB, com 178.

 

Notícias no celular

Whatsapp