Neste sábado (24), em Criciúma, acontece o ato de filiação ao PSD do ex-deputado estadual e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) Julio Garcia. Ele chegará de volta ao partido em um grande evento que vai comemorar também a filiação do vice-prefeito da cidade, Ricardo Fabris, vindo do PSDB. O anúncio foi feito pelo próprio Garcia em rápida entrevista à Coluna Pelo Estado. A decisão de se filiar ao PSD – havia rumores de que poderia ir para o DEM – veio depois de “uma ampla consulta” feita a amigos. Ele contou que conversou bastante com o governador Raimundo Colombo antes de tomar a decisão de se filiar. “É o maior líder que nós temos no estado”, justificou. Ficha assinada, Garcia colocará seu nome à disposição para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa, da qua já foi presidente. Ele observou que a preparação dos partidos para as eleições está queimando etapas. “Os partidos estão errando. Ao invés de construírem um projeto para Santa Catarina e, aí sim, definirem as coligações, estão se movimentando para as coligações primeiro, sem que haja um projeto. Vou defender que a gente elabore primeiro o projeto, o que queremos para Santa Catarina. Só depois vamos escolher o candidato e fazer as coligações. Esta é a boa receita! As coligações que antecedem os projetos são simplesmente partidárias e isso é tudo o que a população não deseja, ainda mais num momento de tanto desgaste da classe política. O que ela quer são projetos factíveis e vou defender isso dentro do partido.”
Desafio continua
A Defesa Civil de Santa Catarina vai completar 45 anos de atuação no mês de maio e a data será marcada pela inauguração oficial do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), que já está em operação. A fase atual é de treinamentos, simulados e incorporação dos centros regionais. O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, é o entrevistado da próxima semana da Pelo Estado Entrevista e adiantou que será realizado um simulado, de 14 a 17 de maio, com a participação da Defesa Civil Nacional e do Exército. A simulação vai acontecer na região mais afetada em 2008, Vale do Itajaí. “Queremos mostrar a diferença operacional com uma ação de engajamento de todos os entes envolvidos. É o começo de uma nova fase, mas não o fim do desafio.”
Resultados
As duas visitas do governador em exercício Eduardo Pinho Moreira a Brasília, em menos de 30 dias, e o esforço conjunto do Fórum Parlamentar Catarinense, apresentaram resultados rápidos. Na sexta-feira (23), Moreira recebeu a ligação do próprio Michel Temer, confirmando R$ 100 milhões para a Saúde catarinense. “Tínhamos solicitado o repasse emergencial de R$ 53 milhões. O rápido retorno do Temer mostra a sua sensibilidade com a situação de Santa Catarina. Seremos incansáveis na busca de soluções para a área da Saúde, não só para sanar a dívida existente, mas, também, para investimentos no setor. Com responsabilidade, queremos atender da melhor forma possível o povo catarinense”, destacou.
Ainda o PSD
Na noite de quinta-feira (22) aconteceu o ato de filiação ao PSD do deputado Antonio Aguiar, egresso do MDB. O evento reuniu quase mil pessoas em Canoinhas, no Planalto Norte de Santa Catarina. Entre eles, o próprio governador Colombo e o presidente do PSD-SC, deputado Gelson Merisio. Discursos contundentes de unidade e de apoio à pré-candidatura do partido, encabeçada por Merisio, marcaram a noite.
Mercado ampliado
O deputado federal Celso Maldaner (MDB) comemorou a aprovação pelo Plenário da Câmara dos Deputados do projeto de lei que permite a comercialização entre os estados de produtos artesanais de origem animal, como queijos e embutidos. Maldaner vê a decisão como uma grande conquista para os produtores rurais e também para todos os brasileiros que poderão provar os sabores do interior do Brasil. “Esses produtos estarão sujeitos à fiscalização de órgãos de saúde pública dos estados e do Distrito Federal, garantindo assim a sua qualidade. São produtos tradicionais, deliciosos, sobrevindos de receitas que passam de geração em geração”, defendeu o deputado.
Jogos
Cerca de 400 familiares e servidores da Secretaria de Estado da Fazenda estarão reunidos até domingo (25) para participar dos Jogos Fazendários 2018. Entre os destaques da programação, que reúne profissionais de todas as regiões, está a atenção à garotada, com brincadeiras de caça ao tesouro e corrida do saco. Patrocinado pelos sindicatos e associações, os jogos começaram na sexta-feira (23), em Canasvieiras, Florianópolis.