Amin foi único dos senadores de SC a se opor a nomeação de Zanin

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

24/06/2023 - 06:06 - Atualizada em: 24/06/2023 - 14:49

Dos três senadores por Santa Catarina, Esperidião Amin (PP) foi o único a abrir seu voto em relação a nomeação de Cristiano Zanin para a vaga de Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), tornando público que votou contra a aprovação do advogado.

Aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado para a vaga no STF (Supremo Tribunal Federal), Cristiano Zanin foi questionado na quarta-feira (21) por Esperidião Amin (PP) e Jorge Seif (PL), representantes de Santa Catarina durante sabatina na CCJ no Senado.

A senadora Ivete Silveira (MDB), que assumiu o mandato no lugar de Jorginho Mello (PL), não faz parte da comissão e não quis declarar qual seu voto no plenário da casa. Jorge Seif, por sua vez, não manifestou 0 voto.

Seif comentou que não via problema na indicação Zanin para STF, mesmo considerando que o advogado representou o presidente Lula na Lava Jato. “No passado, o ex-presidente Fernando Collor de Melo indicou seu primo ao STF e não foi motivo de indignação”, destacou.

O senador demonstrou, no entanto, preocupação com casos a serem analisados por Zanin. “Não posso jogar pedra porque Bolsonaro indicou André Mendonça e tinha uma amizade próxima. Não posso ser hipócrita. […] Imagina que amanhã chega ao senhor um processo do presidente Lula para julgar. […] Como que o senhor vai se comportar?”, acrescentou Seif.

Por sua vez, Amin questionou sobre a opinião de Zanin em relação ao inquérito 1487, aberto pelo STF para investigar atos antidemocráticos contra os membros da Corte. “O senhor tem a nos dizer sobre o que o garantismo fala desse assunto. Há dilemas e há coisas que não são tão claras”, indagou.

O senador catarinense ainda perguntou se Zanin será imparcial nos casos envolvendo a Lava Jato, mesmo sendo um advogado que atuou na operação a favor do presidente Lula. “Como é que fica a imparcialidade de um advogado, que é sempre parte [do processo], nesse momento pós-Lava Jato?”.

A indicação do advogado Cristiano Zanin para uma vaga do STF foi aprovada com 58 votos favoráveis e 18 contrários. A votação foi secreta. Zanin vai ocupar a vaga deixada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski. Ainda não tem data para a posse na Corte.

Vicente Caropreso entrega Moção de Aplauso à Acijs

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) entregou à presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) Ana Clara Franzner Chiodini, Moção de Aplauso pelos 85 anos de fundação da entidade. A honraria foi proposta pelo parlamentar e aprovada por unanimidade pelos demais membros da Assembleia Legislativa de SC. A entrega ocorreu na quinta-feira (22), durante evento da entidade para celebrar a data, realizado no Centro Empresarial.

A entidade foi fundada em 22 de junho de 1938. Na ocasião, Arthur Breithaupt, Waldemar Grubba, Wolfgang Weege e Arnoldo Schmidt reuniram-se com um grupo de 31 empresários do município, fundando a Associação Comercial de Jaraguá do Sul.

No documento, o deputado destacou que a Acijs é exemplo de associativismo, que preserva seu legado histórico construindo uma trajetória de respeito, sucesso e inovação. Com mais de 1.500 associados, é uma das principais entidades representativas da classe empresarial do estado.

Foto: Divulgação

 

Febre maculosa

A Câmarade Vereadores jaraguaense aprovou durante sessão, esta semana, indicação de Nina Santin Camello (PP) que pede para a Prefeitura viabilizar ações de prevenção à febre maculosa e controle do acesso de capivaras em espaços públicos, especialmente no Parque Linear Via Verde. Segundo a parlamentar, só neste ano já ocorreram seis mortes em Campinas (SP) e foram registrados casos de febre maculosa em outras cidades do país. Ela lembra que a doença é transmitida pelo carrapato estrela e que um de seus principais hospedeiros é a capivara. A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida através da picada do carrapato-estrela. Na sexta-feira, a Prefeitura já fazia o alerta para doença no portal e redes sociais.

Casa Lar

Também esta semana os vereadores de Jaraguá aprovaram moção de autoria das vereadoras Sirley Maria Schappo (Novo) e Nina Santin Camello (PP) em que manifestam apoio ao projeto de lei em tramitação no Senado, que tem como objetivo instituir o Sistema Nacional da Casa Lar da Pessoa com Deficiência. O projeto propõe alterações na Lei nº 13.146/2015, com o intuito de viabilizar recursos aos estados e municípios que estejam dispostos a construir e manter Casas Lares para pessoas com deficiência.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.