Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Amin defende no Senado o voto auditável – Acontece SC

Foto: Divulgação/Agência Senado

Por: Ewaldo Willerding Neto

28/06/2025 - 08:06

Está na agenda da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado o novo Código Eleitoral. A votação do relatório do senador Marcelo Castro (MDB-PI) deve acontecer no dia 9 de julho. Mas antes, nesta próxima quarta-feira, é o prazo limite para a apresentação de sugestões de mudanças ao projeto. Entre elas está a emenda apresentada pelo senador catarinense Esperidião Amin (PP), que defende o voto auditável. O parlamentar usa como base o relatório elaborado pela Polícia Federal sobre a urna eletrônica, que sugere, como evolução do software, a confecção do voto para fins de auditoria. Na prática, seria um modelo onde após o eleitor exercer seu direito, um comprovante cairia numa caixa física, vedada e transparente, para que em caso de dúvida, os votos pudessem ser revistos. Sem que o eleitor saísse da sala com qualquer comprovante. Amin lembra que este modelo é utilizado em três países: Índia, Paraguai e Venezuela.

Vacinação

A Alesc realiza nesta segunda-feira-feira à noite audiência pública sobre a obrigatoriedade da vacinação da Covid-19 em crianças de seis meses a cinco anos. O evento será realizado no Plenarinho e abrirá o debate sobre os impactos, riscos, conceitos e direitos envolvidos na vacinação infantil. Os deputados Sargento Lima (PL) e Jessé Lopes (PL) são os proponentes.

Samu

O Governo do Estado entregou, na sexta-feira, 33 novos compressores torácicos externos automáticos para as ambulâncias das Unidades de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em SC. Com investimento de quase R$2 milhões, os equipamentos médicos melhoram a performance na ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Decisão

Acusado de liderar organização criminosa em SC teve prisão preventiva substituída por domiciliar, com uso de tornozeleira, para cuidar do filho diagnosticado com autismo grau 2. A mãe tem graves transtornos psiquiátricos; e a sogra, tem câncer. O pedido dos advogados Claudio Gastão da Rosa Filho e Osvaldo Duncke foi aceito pelo juiz Elleston Lissandro Canali.

Presidência

Foto: Divulgação/Agência AL

Desde sexta-feira, o deputado estadual Fernando Krelling (MDB), que integrou missão da Alesc à Ásia, assumiu a presidência da Assembleia Legislativa por um período de sete dias. O vice-presidente da Casa ficará no cargo durante a licença do presidente titular, deputado Julio Garcia (PSD), que retoma suas atividades em 4 de julho.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 35 anos de atuação.