Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Alex Klein será homenageado pela Alesc no Femusc, em Jaraguá do Sul

Foto: Diego Redel/Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

17/01/2026 - 06:01

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) promove, na segunda-feira (19), um gesto de forte simbolismo político e cultural ao conceder o Título de Cidadão Catarinense ao maestro e oboísta Alex Klein, idealizador e diretor artístico do Festival Internacional de Música de SC (Femusc). A homenagem, proposta pelo deputado estadual Vicente Caropreso, integra a programação da 21ª edição do festival e será realizada no Centro Cultural Scar, em Jaraguá do Sul.

A honraria foi aprovada por unanimidade pela Alesc a e sancionada pelo governador Jorginho Mello, evidenciando consenso político em torno da relevância do trabalho desenvolvido por Klein no Estado. O reconhecimento reafirma o papel estratégico da cultura e da educação musical como políticas públicas capazes de projetar Santa Catarina nacional e internacionalmente.

Natural de Porto Alegre e criado em Curitiba, Alex Klein tem uma trajetória consolidada no mais alto nível da música erudita mundial, o que traz orgulho ao Brasil. Ex-primeiro oboé da Orquestra Sinfônica de Chicago e vencedor de cinco prêmios Grammy, ele se tornou uma referência global na música clássica, sendo o único brasileiro a alcançar tal feito nesse segmento artístico.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Desde 2006, Santa Catarina é palco permanente de sua atuação por meio do Festival Internacional de Música de Santa Catarina, hoje reconhecido como o maior festival-escola de música da América Latina. O Femusc forma talentos, democratiza o acesso à música de concerto e transforma Jaraguá do Sul em um centro internacional de excelência cultural, reforçando a imagem do estado como território que valoriza a arte, a educação e o desenvolvimento humano.

Prefeitura rescinde contrato

Após denúncia do vereador Luís Fernando Almeida (MDB) sobre um novo atraso no pagamento de salários de trabalhadores terceirizados que prestam serviço à Prefeitura de Jaraguá do
Sul e registrada aqui na coluna, a Administração Municipal enviou uma nota de esclarecimento. Nela consta que a Prefeitura vai rescindir os contratos com a empresa Fortress Serviços Ltda após a constatação da ausência de pagamento dos salários aos colaboradores. A decisão foi comunicada à empresa na sexta-feira (16), depois que a própria prestadora afirmou não ter previsão
para regularizar os pagamentos. O Município destacou que está em dia com suas obrigações contratuais e que a responsabilidade pelo pagamento dos funcionários é exclusiva da empresa terceirizada.

Afetados

Segundo a Prefeitura jaraguaense, cerca de 170 trabalhadores foram afetados pela situação. O Executivo manifestou solidariedade aos profissionais, orientando que procurem o sindicato da categoria, e informou que adotou imediatamente as medidas administrativas cabíveis, incluindo notificação, processo de penalização e rescisão. Paralelamente, será realizado um pregão emergencial para contratar outra empresa e garantir a continuidade dos serviços à população. A empresa Fortress, tem sede em Capanema (PR) e presta serviços terceirizados ao Município de Jaraguá do Sul nas áreas de atendentes, serventes, alimentação e nutrição.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.