Alesc votará criação do prêmio Asas da Inclusão e diagnóstico de TEA em adultos

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

08/06/2024 - 06:06

O projeto de Resolução, que cria o Prêmio Asas da Inclusão para destacar o trabalho de entidades na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, e o projeto de lei, que incentiva o diagnóstico tardio do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em adultos e idosos, estão aptos para serem votados na Assembleia Legislativa de SC. As proposições foram apresentadas pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) e devem ser incluídas na pauta de votação na próxima semana.

Essas duas iniciativas do parlamentar foram aprovadas em todas as comissões, em reconhecimento à sua relevância. São iniciativas que asseguram direitos e estimulam e valorizam o papel das entidades na promoção da inclusão da pessoa com deficiência e autismo.

Segundo Dr.Vicente, já se avançou para garantir o diagnóstico de TEA em crianças e adolescentes, mas falta uma política voltada aos adultos e idosos. Mudar essa realidade é o objetivo do projeto de lei. O parlamentar argumenta que o acesso ao diagnóstico correto, mesmo que tardio, ajuda a garantir melhor qualidade de vida, além de tratamento correto e acesso a direitos. Ele também destaca que o diagnóstico significa autoconhecimento e compreensão para a vida da pessoa que tem TEA.

Prêmio Asas da Inclusão

Já o projeto de Resolução cria no âmbito do Poder Legislativo o prêmio Asas da Inclusão. Ele será concedido às pessoas, instituições públicas e privadas e entidades do terceiro setor de Santa Catarina que tenham contribuído ativamente na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. A premiação ocorrerá a cada dois anos.

Dr. Vicente destaca que 20% da população catarinense tem alguma deficiência. “Precisamos oferecer a todos as mesmas condições para que possam viver com dignidade. Felizmente, temos instituições públicas e privadas e entidades do terceiro setor que realizam trabalhos fantásticos em prol desse grupo social, seja no acesso a tratamentos, inclusão social e no mercado de trabalho, como também no âmbito do paradesporto, que merecem ser reconhecidas”, justifica.

 

Vereadores aprovam homenagem aos 50 anos do Coral da Scar

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou, esta semana, moção de aplausos em comemoração aos 50 anos de criação do Coral da Sociedade Cultural Artística (Scar). A moção celebra a contribuição do coral para a valorização e preservação cultural na região, desde sua fundação em 6 de junho de 1974.

O Coral da Scar foi criado com o objetivo de promover a inclusão social, reunindo pessoas de diferentes idades, origens e classes sociais em torno da música. Ao longo dos seus 50 anos de história, cerca de 800 coralistas já integraram o grupo, realizando aproximadamente 350 apresentações. Muitas dessas apresentações ocorreram em hospitais, escolas e lares de idosos, difundindo músicas de diferentes épocas e culturas, e levando alegria e conforto a diversas comunidades.

Atualmente, o Coral da Scar é composto por cerca de 60 coralistas. Entre eles, destacam-se Dorotea Pasold de Souza, de 81 anos, e Nayr Schwarz Wiele, de 85 anos, que têm acompanhado e cantado no coral desde o dia de sua fundação. Segundo as autoras da moção, vereadoras Sirley Schappo (Novo) e Nina Santin (PL), essas duas coralistas representam a dedicação e o compromisso que o grupo mantém com sua missão cultural e social.

Mulheres pelo Novo

O diretório do Partido Novo, de Jaraguá do Sul, realiza na próxima terça-feita (11) o evento Mulheres pelo Novo. Será a partir das 19h no Buena Eventos, que fica na rua Domingos da Nova, 109, no Centro da cidade. Participam do evento, que é focado na participação das mulheres na política, a embaixadora do Novo Margarete Ewald, a consultora industrial Maria Adriana Kleiss, a vereadora em Jaraguá do Sul Sirley Schappo e a vice-prefeita em Joinville Rejane Gambin. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas neste link: https://novo.org.br/eventos-inscricoes/?id=6375

Suspenso

A Câmara de Vereadores de Guaramirim suspendeu a realização do Concurso Público que tinha provas previstas para serem realizadas neste sábado (8) e domingo (9). A medida atende decisão liminar do Juiz Rogério Manke, da 2ª Vara da Comarca de Guaramirim. Na página da Câmara consta que “por determinação judicial, em razão de uma ação popular, as provas do Concurso Público da Câmara de Vereadores de Guaramirim, foram suspensas.” A Casa orienta que os candidatos acompanhem as atualizações no site do Instituto Tupy para informações sobre as novas datas das provas, que ainda não foram definidas.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.