Alesc vai premiar empresas e instituições que focam na responsabilidade social 

Foto: Vicente Schmitt/Agência AL

Por: Áurea Arendartchuk

14/08/2024 - 06:08

Empresas e instituições catarinenses que assumem a responsabilidade social como política de gestão têm até quinta-feira (15), para se inscreverem na 13ª edição da Certificação de Responsabilidade Social de SC e o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC. A iniciativa promovida pela Assembleia Legislativa do Estado tem como objetivo destacar empresas e outras organizações catarinenses comprometidas com o bem-estar social e a sustentabilidade ambiental.

O presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB), comenta que essa ação é um evento consagrado no calendário do parlamento catarinense. Segundo ele, é mais do que um selo de excelência, trata-se do reconhecimento público de que uma entidade está na vanguarda da responsabilidade social e da sustentabilidade.

Além da Alesc, dez entidades integram a Comissão Mista de Responsabilidade Social. São elas: BRDE), Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SC), Fecam, Fecomércio-SC, Fecontesc, Fiesc, Ocesc, ODS Santa Catarina, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde e Sebrae-SC.

O resultado será divulgado no site da Assembleia Legislativa no dia 14 de outubro. Após esta data, haverá um período para recursos com relação aos possíveis indeferimentos de processos. A Comissão Mista de Responsabilidade Social fará a avaliação e notificará as empresas vencedoras do certame. A premiação será entregue durante sessão solene na Alesc, marcada para o dia 2 de dezembro.

Podem participar empresas públicas e privadas, sociedades de economia mista e organizações sem fins lucrativos que tenham a responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site da Certificação de Responsabilidade Social.

 

Jair Franzner ficará afastado por 15 dias da Prefeitura de Jaraguá do Sul

A Prefeitura de Jaraguá do Sul anunciou, na manhã de terça-feira (13), que o prefeito Jair Franzner (MDB) solicitou afastamento de suas funções por um período de 15 dias para a conclusão de exames médicos. Em comunicado publicado em suas redes sociais, Franzner explicou que os exames fazem parte de um check-up necessário após um episódio de cálculos renais ocorrido há alguns meses.

Durante o período de afastamento, o procurador geral do município, Benedito Carlos Noronha, assume interinamente a chefia do Executivo. Segundo o comunicado oficial da Prefeitura, o procurador já começou a exercer as funções de prefeito interino ontem ainda, despachando com a equipe de trabalho da administração municipal.

 

Lançamento campanha

Com pouco mais de 40 dias até as eleições, os partidos querem logo sair na rua para pedir o voto dos eleitores, o que é permitido pela legislação a partir da próxima sexta-feira (16). E o Novo de Jaraguá já se adiantou e lança, ainda na sexta, a campanha do partido que concorre com chapa pura à Prefeitura jaraguaense sendo encabeçada por Mário Fellipi com Margareth Ewald de vice. O evento acontece às 19h no Espaço Buena e terá a presença do deputado federal do Novo, Gilson Marques.

 

Sancionada

O governador Jorginho Mello (PL) sancionou projeto de lei, de autoria do deputado estadual Antídio Lunelli (MDB), que prevê a criação por parte do governo do estado de um programa que institui medidas para destinação correta de carcaças de animais mortos não abatidos. Entre as possibilidades está o tratamento dos dejetos por meio de biodigestores, compostagem tradicional, compostagem acelerada, recolha, incineração e demais meios tecnológicos permitidos. Segundo Lunelli, o principal objetivo do programa é incentivar os produtores catarinenses a destinarem corretamente as carcaças dos animais mortos não abatidos, assim como seus dejetos. A proposta apresentada pelo deputado, a pedido do setor do agronegócio, está alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e, entre as soluções a serem adotadas, está o uso dos biodigestores.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.