A Assembleia Legislativa de SC, em parceria com o Ministério Público de SC, realiza até quinta-feira a Semana de Combate à Corrupção, na sede do Legislativo, em Florianópolis. Um evento que tem o objetivo de promover educação, conscientização e mobilização coletiva, além de recuperar a credibilidade das instituições e incentivar a responsabilidade social. Um tema atual e emblemático para Santa Catarina. O estado que apresenta índices econômicos exemplares, endereço preferencial de migrantes e sinônimo de segurança pública, sofre com casos de desvios de recursos públicos. Só nas operações Mensageiro e Presságio, ambas tocadas pelo Gaeco, foram mais de 40 prefeitos presos, acusados de irregularidades em serviços públicos. Que o encontro na Alesc sirva de estímulo aos agentes públicos para o exercício de boas práticas e não mais uma oportunidade de simplesmente ganhar um diploma, além de faturar com diárias.
Palestra
A programação da Semana Estadual de Combate à Corrupção tem marcada para esta terça-feira a palestra do professor Clóvis de Barros Filho, com o tema “Ética e Valores: Educando Cidadãos”. Barros é professor livre-docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com ampla experiência em Filosofia da Comunicação, Ética e Cidadania.
Vaias e aplausos
A passagem de Carlos Bolsonaro pela Grande Florianópolis serviu como teste de popularidade. O filho 02 do ex-presidente da República decidiu fazer um passeio em um shopping. Acabou vaiado e aplaudido, em momentos distintos. Aos poucos, vai se ambientando e parece realmente determinado a se firmar como pré-candidato ao Senado pelo PL.
Frente
A Frente Parlamentar em Defesa do Povo Tradicional de Matriz Africana será instalada nesta terça-feira na Alesc. A iniciativa, proposta pelo deputado Fabiano da Luz (PT), tem como objetivo principal articular políticas públicas e ações para proteger e valorizar essas comunidades, que enfrentam desafios históricos, como a intolerância religiosa.
Leitos

Foto: Ricardo Trida/Arquivo /Secom
A Secretaria de Estado da Saúde anunciou que desde 2023, foram entregues 291 novos leitos de UTI, sendo 65 neonatais, 73 pediátricos e 153 adultos, em cidades como Araranguá, Sombrio, Blumenau, Brusque, Indaial, Timbó, Itajaí, Lages, Mafra, São José e Santo Amaro da Imperatriz, Caçador, Joaçaba, Chapecó e Concórdia.