Cerca de 80 ex-vereadores mirins se reuniram no sábado (30) para comemorar as duas décadas do Programa Câmara Mirim em Jaraguá do Sul. O evento aconteceu no Centro de Inovação e marcou o início das festividades de 20 anos do programa.
O encontro, que teve como tema “Câmara Mirim, 20 anos exercendo a cidadania do futuro”, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Fernando Almeida (MDB), do presidente da Escola do Legislativo, vereador Fernando Alflen (PL), e do vereador Jonathan Reinke (União). Ao longo de sua história, o programa já contou com a participação de 254 jovens parlamentares de 40 escolas diferentes.
Durante o evento foi o lançamento a Cápsula do Tempo: 20 anos para o futuro. Até o dia 6 de outubro, data dos 20 anos, os parlamentares mirins que passaram pelo programa, poderão levar objetos para serem guardados na cápsula, que será reaberta nas celebrações de 40 anos do programa, em outubro de 2045.

Foto: Divulgação
Permuta
Moção encaminhada recentemente pela Câmara jaraguaense ao Executivo solicita a permuta de terreno para que a Sociedade Caxias Sport Club possa manter suas atividades. O pedido, de autoria da vereadora Natália Lúcia Petry (MDB), ressalta que o campo de futebol utilizado pela agremiação foi dividido após a aquisição de parte do terreno por uma administradora de bens e agora o Caxias Sport Club corre o risco de ficar sem sua sede, prejudicando todos os moradores que se utilizam do local para o lazer. A sugestão da autora é que uma permuta seja realizada, e que a ação traria benefícios não só para o Caxias Sport Club, mas também para as famílias da região.
Quebra de decoro
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados instaurou, na terça-feira (2), 14 processos contra parlamentares por acusação de quebra de decoro. Também foi definida a lista tríplice para o sorteio do relator de cada caso. O presidente do Conselho de Ética, deputado Fabio Schiochet (União-SC), definirá cada relator posteriormente. Os processos instaurados referem-se a postagens ofensivas, imputações falsas, incitação de violência, agressão física, falas ofensivas e discriminatórias, além de ataques racistas e preconceituosos.