A Assembleia Legislativa de SC aprovou na terça-feira (11) o projeto de lei, de autoria do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), que visa implementar medidas para incentivar e garantir acesso ao diagnóstico tardio do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em adultos e idosos. O foco principal é viabilizar o acesso a tratamentos eficazes e aos direitos desse público, ampliando a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA. A matéria segue para sanção do governador do Estado.
O deputado ressaltou a importância dessa iniciativa, destacando que, embora tenham ocorrido avanços significativos no diagnóstico de autismo em crianças e adolescentes, ainda há uma lacuna em políticas e protocolos de atendimento direcionados aos adultos e idosos.
“Muitos adultos e idosos não tiveram acesso a um diagnóstico correto na infância, até mesmo por falta de informação sobre esta condição no passado. Há inúmeros casos de pessoas que passaram anos ou décadas sem compreender o seu problema por falta de diagnóstico que lhes assegure o tratamento e o acesso a direitos”, ressalta Dr Vicente.
O diagnóstico tardio permite que capacidades sejam exploradas e abre oportunidades para que essas pessoas expressem todo o seu potencial e possam se compreender e ser compreendidas. O parlamentar também chama a atenção para a falta de conhecimento sobre o autismo em adultos, algo que pode levar a diagnósticos equivocados.
Grupo Grünes Tal recebe homenagem da Câmara mirim
A Câmara Mirim de Jaraguá do Sul realizou, ontem, sessão solene em homenagem aos 35 anos do Grupo Folclórico Grünes Tal, da Escola de Educação Básica Professor João Romário Moreira. O requerimento para a realização da solenidade foi apresentado por Augusto Henrique de Mello Krehnke, vereador mirim e aluno da escola. O evento ocorreu na Sociedade Aliança, que fica ao lado da escola, no bairro Rio Cerro II.
O grupo começou com a categoria Juvenil, composta por 12 pares, fazendo sua primeira apresentação em agosto de 1989 no Ginásio de Esportes Arthur Muller. Em 1991, foi criada a categoria Infantil e oficializado o nome Grünes Tal, que significa “Ambiente Verde”, característica da localidade onde o grupo foi fundado. A categoria Adulto foi formada em 1992, quando também foi confeccionado o primeiro traje histórico originário da Pomerânia, região dos antepassados. Em maio de 1998, surgiu a categoria Mirim para crianças a partir de 3 anos.
Atualmente o Grupo Folclórico conta com 90 integrantes divididos em cinco categorias: mirim, infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulto. A Câmara Mirim de Jaraguá do Sul, Alícia Clara Dauer, ressaltou a importância das tradições folclóricas para a sociedade jaraguaense.
Encontro do Novo
Mais de 100 mulheres participaram na noite de terça-feira (11) do evento Mulheres pelo Novo, no Espaço Buena, em Jaraguá do Sul. Foram destaque do encontro a vice-prefeita de Joinville Rejane Gambin e a vereadora jaraguaense Sirley Schappo.