Projeto de lei que cria um cadastro estadual para protetores e cuidadores de animais abandonados foi aprovado pela Assembleia Legislativa. A proposta, de autoria da deputada Paulinha (Podemos), tem como objetivo identificar e apoiar as pessoas que dedicam tempo e recursos para cuidar de animais de rua, oferecendo apoio e acesso a programas públicos.
A proposta contempla pessoas físicas ou organizações que façam acolhimento e procedimentos necessários para garantir a esses animais saúde, integridade física e psicológica, além de deixá-los aptos para o processo de adoção responsável. Para fazer o cadastro, também será necessário uma carta de recomendação de duas testemunhas que atestem a dedicação com os animais.
Acias lança programa voltado ao voto consciente
A Associação Empresarial de Schroeder (Acias) lançou o programa ‘Voz Única” Municipal, com o propósito de mobilizar a classe empresarial para o progresso e desenvolvimento da cidade. O projeto pretende consolidar as necessidades do setor em um único documento, permitindo à Acias amplificar a voz dos empresários.
O objetivo é apresentar aos candidatos a prefeito uma visão coesa e detalhada das prioridades para o futuro de Schroeder. Por meio de um formulário disponível no portal da Acias, os empresários podem propor as demandas que julgam necessárias para serem colocadas em prática durante a gestão 2025/2028. As demandas apresentadas serão entregues aos candidatos a prefeito de Schroeder, em uma sabatina, no mês de setembro, na Associação Empresarial.
Turismo
Duas indicações que tem o turismo como assunto passaram pela pauta da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul nesta semana. A primeira sugere que o Executivo Municipal determine providências para realizar melhorias e atualizações nas placas de turismo dos bairros Rio da Luz, Rio da Luz II e Rio da Luz Vitória. O objetivo seria atender ao pedido da comunidade, já que diversos novos pontos turísticos foram criados na região e necessitam de informação adequada. A segunda proposição sugere a reativação do Fundo Municipal do Turismo para promover o desenvolvimento e a sustentabilidade da atividade em Jaraguá do Sul, incluindo a implementação de ações e propostas da política municipal do turismo. As duas indicações foram enviadas ao Executivo.
Dengue
Foi confirmado o 13º óbito por dengue em Jaraguá do Sul esta semana, informou o boletim divulgado na quinta-feira (18) pela Secretaria Municipal de Saúde. Apesar do frio ter sido mais intenso na semana passada, o que poderia ajudar na redução dos focos do mosquito da dengue, Jaraguá continua com um número crescente e alarmante de casos da doença chegando a 17 mil desde o começo do ano. Segundo as autoridades de saúde, é fundamental manter os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti também durante o inverno. O mosquito pode sobreviver e se reproduzir em ambientes internos e em locais onde há água parada, mesmo com as temperaturas mais baixas.
Violência contra a mulher
Foi aprovado, esta semana, antes do recesso parlamentar na Alesc, projeto de lei da deputada Ana Campagnolo (PL), que dispõe sobre a comunicação externa dos casos de violência contra a mulher às autoridades policiais. Conforme o texto aprovado, as notificações dos casos de mulheres atendidas nas redes pública e privada de saúde deverão ser encaminhadas também à Polícia Civil, no prazo de 24 horas.