O deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) cumpriu na terça-feira (21) uma série de compromissos em Brasília com foco na infraestrutura catarinense e na defesa de pautas regionais. A agenda incluiu reuniões com parlamentares da bancada catarinense, participação em audiência pública e um encontro para tratar de demandas dos municípios do Vale do Itapocu (Amvali).
Lunelli se reuniu com a senadora Ivete Silveira (MDB) para revisar os impactos dos cortes no orçamento federal destinado às rodovias que cruzam Santa Catarina e alinhar ações para recomposição de recursos. Em seguida, esteve com os senadores Esperidião Amin (PP) e Jorge Seif (PL), reforçando a necessidade de prioridade para obras nas BRs que atendem o estado, em especial a 280, 470 e 282.
O parlamentar participou de audiência pública sobre o trecho do Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça, acompanhado do deputado federal Luiz Fernando Vampiro (MDB). No encontro, foram cobradas soluções técnicas e cronograma para intervenções que garantam segurança e fluidez no ponto crítico.
Infraestrutura
Ainda na capital federal, Lunelli manteve reunião de trabalho com o deputado federal Fábio Schiochet (UB), quando apresentou e discutiu demandas da Amvali — com destaque para melhorias de infraestrutura viária, mobilidade regional e apoio a projetos de desenvolvimento dos municípios do Vale do Itapocu. “Nossa missão é conectar as prioridades locais com as decisões em Brasília. Ampliar investimento em infraestrutura e destravar projetos é garantir competitividade e qualidade de vida para a região”, afirmou Lunelli.
Encontros políticos
Lunelli também foi recebido, em Brasília, para um almoço no chamado Bloco da Vanguarda, espaço informal que reúne algumas das principais lideranças da direita no Congresso. Ao lado dos senadores Amin, Seif, Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Hamilton Mourão, Lunelli participou de uma conversa que misturou política, economia e bastidores de Brasília.
O bate-papo incluiu ainda avaliações sobre o cenário nacional, os rumos da direita e as perspectivas para 2026.
Ressarcimento dos aposentados
A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional aprovou a medida provisória que destina R$ 3,3 bilhões para o ressarcimento dos aposentados do INSS que tiveram descontos indevidos.
O relatório aprovado, no entanto, impede o governo de contabilizar os recursos que forem recuperados das empresas fraudadoras como receita primária, o que ajudaria a alcançar a meta fiscal. O Supremo Tribunal Federal (STF) já havia decidido que as despesas com o ressarcimento não seriam computadas como despesas primárias para efeito do cálculo da meta.
O senador Esperidião Amin (PP), relator da MP, disse que a urgência da proposta é indiscutível, mas que a despesa não era imprevisível. “Não se pode argumentar que a fraude não era conhecida, nem mesmo defender que o valor não era estimável, uma vez que o órgão incumbido do controle já havia estimado possível impacto de R$ 4,4 bilhões, valor superior ao próprio crédito que agora nós estamos a aprovar”, destacou o senador. Por causa dessa discordância, Amin colocou no seu relatório a necessidade de o governo usar os recursos que forem recuperados para pagar benefícios.
Hospital Santo Antônio
O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) entregou ao Hospital Santo Antônio de Guaramirim moção de aplauso em reconhecimento aos 72 anos de fundação da instituição. O parlamentar foi acompanhado dos vereadores Marildo Erthal (União Brasil) e Marcelo Deretti (PP). “É uma instituição que cresce a cada ano, sendo referência pelo trabalho e pela dedicação de todos que passaram e ainda estão aqui”, ressaltou o deputado. O diretor do hospital, Rodrigo Andrioli, agradeceu a homenagem e ressaltou o compromisso do parlamentar com a saúde e o bem-estar da população da região.