Este termo tem ganhado popularidade nos últimos anos. Mas, afinal, o que é a tal “comida de verdade”? É uma expressão popular que se refere a uma alimentação saudável e adequada.
Significa basear a alimentação em alimentos in natura ou minimamente processados, utilizar preparações culinárias e evitar alimentos ultraprocessados. Ela é aquela alimentação fornecida pela natureza e que passa pelo mínimo de processamento possível.
Então, para entender a “comida de verdade”, precisamos saber o que são os alimentos in natura, os minimamente processados, os processados e os ultraprocessados.
Produtos in natura são as frutas, verduras, legumes, ovos, carnes e peixes, em geral. Minimamente processados são os grãos, como arroz, feijão, farinhas, frutas secas, nozes, castanhas… Alimentos processados são fabricados pela indústria, com adição de sal, açúcar ou outro produto que torne o alimento mais durável, palatável e atraente. Caso das conservas em salmoura, compotas de frutas, carnes salgadas e defumadas, sardinha e atum em latinha, queijos feitos com leite, sal e coalho e pães feitos de farinha, fermento e sal. Podem fazer parte do prato, porém em pequenas quantidades. Já os ultraprocessados não se incluem na “comida de verdade”, são formulações industriais, com pouco ou nenhum alimento inteiro. Esse tipo de alimento sempre contém aditivo, como é o caso das salsichas, molhos prontos, misturas para bolo, sopas de pacote, macarrão “miojo”e temperos instantâneos, salgadinhos chips, refrigerantes, produtos congelados e prontos para aquecimento como massas, pizzas, lasanhas e nuggets.
O movimento Real Food defende o direito de ter uma alimentação saudável e respeitosa com o planeta. A comida de verdade é aquela que atende não apenas as nossas necessidades nutricionais, mas também respeita as nossas demandas psicossociais, culturais e as do meio ambiente.
A alimentação baseada na combinação de diferentes alimentos in natura e minimamente processados fornece o que o organismo precisa, contribuindo para promoção e proteção da saúde. E a cultura alimentar brasileira já é baseada na alimentação adequada e saudável – a comida de verdade. E isso vai além de uma questão de saúde. Tem como consequência natural o estímulo da agricultura familiar e da economia local, favorecendo formas solidárias de viver e produzir. E contribuindo para promover a biodiversidade e para reduzir o impacto ambiental da produção e distribuição dos alimentos.
Então, sempre que possível, faça suas compras em mercados, feiras livres, feiras de produtores, onde são comercializados alimentos in natura ou minimamente processados, incluindo os orgânicos e de base agroecológica. Cultivar horta em casa ou hortas comunitárias também é uma alternativa.
Valorize Os produtos da época:
aproveitar para levar os alimentos que estão no período de safra. Essa é uma escolha que vai te garantir produtos mais baratos, mais saborosos e de maior qualidade.
Prepare a sua comida: é um passo importante para ter sempre comida de verdade na mesa, sem falar que é um hábito econômico e de grande valor afetivo. Cozinhar carrega consigo o potencial de compartilhar o comer, e as atividades envolvidas neste ato.
A comida de verdade nada mais é que aquela feita em casa, em família, como faziam nosso avós e pais, provavelmente. Com a vida corrida dos tempos atuais e a industrialização, fomos nos afastando dela. Mas retomar é essencial para o equilíbrio.