Acijs: há 85 anos promovendo associativismo de sucesso

Por: Editorial

24/06/2023 - 07:06 - Atualizada em: 24/06/2023 - 14:48

Somar esforços para o alcance de objetivos comuns é uma das premissas para o desenvolvimento. Trata-se, outrossim, de ato criativo como melhor resposta para adaptação ao meio. Embora as sociedades e seus modelos organizacionais tenham naturalmente evoluído, a essência do associativismo sempre se manteve retratada no princípio fundamental de que, “juntos somos mais fortes”.

E oportuna se faz aqui, uma importante constatação do pensador Tocqueville: “as sociedades democráticas sempre serão individualistas. Ocorre que os indivíduos, cientes dessa condição, acabam percebendo que, se todos focarem tão somente em seus interesses privados, estarão em situação pior do que se dispusessem de tempo para a coletividade.” Isso explica o sucesso da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs).

A legião de lideranças empreendedoras das mais variadas classes, atuantes no conjunto das atividades econômicas, sociais, políticas e culturais de nosso município, percebe com diferenciada lucidez e entusiasmo que a coexistência colaborativa produz uma força indutora que modifica comportamentos, fomenta novos conhecimentos e promove o desenvolvimento da comunidade.

É com tal convicção que a Acijs, desde 1938, se orienta na visão de “ser agente indutor para excelência da classe empresarial que representa”, ancorada nos valores de “gestão ética, flexibilidade e receptividade nas inovações, excelência nas práticas de gestão, e respeitabilidade, estando assim, apta em seguir cumprindo sua missão de “promover o desenvolvimento sustentável do setor econômico regional, por meio da representatividade e do associativismo.”

Cabe enaltecer, ademais, a sábia atitude de todos os que praticam, promovem e difundem nossa cultura associativista. A Rede OCP de Comunicação expressa congratulações à Acijs, por 85 anos de relevantes trabalhos prestados à nossa comunidade.