Acijs elege Ana Clara Franzner Chiodini como nova presidente

Por: Pedro Leal

23/02/2022 - 06:02 - Atualizada em: 23/02/2022 - 08:56

A Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) elegeu na noite de segunda-feira (21) Ana Clara Franzner Chiodini como nova presidente da entidade para o período 2022-2023.

Com formação em Administração e Negócios, a diretora Administrativa e Financeira do Grupo Agricopel assume a missão de dar continuidade ao histórico de representação de um quadro associativo formado por cerca de 1.500 empresas da indústria, comércio e serviços.

A posse ocorre no dia 17 de março, às 19h, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas).

A definição da nova diretoria se deu em assembleia virtual, em função das restrições impostas pela pandemia de coronavírus.

Ana Clara Franzner Chiodini ocupava a vice-presidência Administrativa e Financeira da gestão liderada pelo presidente Luis Hufenüssler Leigue.

Aos 29 anos, é a mais jovem presidente da entidade e a terceira mulher a ocupar o cargo. Antes dela, Christiane Hufenüssler, em 2000, e Monika Hufenüssler Conrads, em 2012, ocuparam a função.

Dentre outras participações na comunidade, presidiu a diretoria do Vale dos Encantos – Convention e Visitors Bureau.

“Fazer parte da diretoria de uma entidade que há mais de 80 anos representa a classe empresarial é uma grande honra. Significa a oportunidade de dar continuidade a uma bela história de representatividade empresarial e de compromisso com o setor produtivo, mas também de renovação no envolvimento com a comunidade. A expectativa, como presidente, é de darmos continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido, fortalecendo ainda mais a entidade e seus projetos, sem deixar de abraçar iniciativas que estejam conectadas com o propósito da Acijs de promover conexões e conhecimentos que poderão potencializar o ecossistema empresarial de Jaraguá do Sul”, disse Ana Clara após a assembleia.

Luis Hufenüssler Leigue, que conclui o período à frente da entidade, avalia que o grande saldo deixado pela diretoria é o de ter possibilitado à Acijs reforçar o seu papel como aglutinadora e ser um elo entre vários entes da comunidade.

“É uma entidade que acaba congregando os vários segmentos da comunidade e isso faz acontecer, um protagonismo importante para a nossa cidade e região. Os desafios futuros são nessa direção, de manter a linha de atuação, buscando cada vez proximidade com associados de todos os tamanhos de negócios, fortalecendo ainda mais um segmento ativo da economia”, assinala.

Falando na Acijs…

A Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) e o Novale HUB – Centro de Inovação Jaraguá do Sul promovem nesta quarta-feira (23), às 16h30, no Cejas, a apresentação a empreendedores da região da plataforma InvestMCTI – Framework de fomento à investimentos do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCTI. A ferramenta será detalhada por Marcelo Meirelles, secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos do Ministério.

Contas com o leão

A partir de março, o contribuinte terá de cumprir a obrigação anual de prestar contas ao Leão. O prazo da entrega anual da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 (ano-base 2021) ainda não foi anunciado pela Receita Federal. Caso seja mantido o padrão dos últimos anos, o documento deverá ser enviado entre 2 de março e 30 de abril. Normalmente, o prazo começa em 1º de março, mas neste ano a data cairá no feriado de carnaval.

Superávit

O crescimento da economia e a baixa expansão dos gastos públicos fizeram todas as 27 unidades da Federação fechar 2021 com as contas no azul. No ano passado, os estados e o Distrito Federal registraram superávit primário de R$ 124,1 bilhões, segundo o Relatório Resumido de Execução Orçamentária dos estados e do DF, divulgado na segunda-feira (21) pelo Tesouro Nacional.

China

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta segunda-feira (21) que a desaceleração da economia da China deverá dificultar o crescimento do Brasil e dos demais países da América Latina. De acordo com Neto, a pandemia de Covid-19, a crise imobiliária chinesa e o envelhecimento de sua população estão entre os principais fatores da queda de crescimento do país asiático.

Mercados mundiais

A Rússia continuará a fornecer gás natural ininterruptamente aos mercados mundiais, disse na terça-feira (22) o presidente russo, Vladimir Putin, em carta enviada a uma conferência sobre energia em Doha, no Catar. As informações são da Reuters. Putin deu a declaração após reconhecer duas regiões separatistas no leste da Ucrânia.

Países árabes

Apesar de ter os países árabes como terceiro maior parceiro comercial, o Brasil tem potencial para explorar novos mercados nesta região, defende Karen Jones, chefe operacional do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em Dubai. A declaração ocorreu durante encontro promovido para a imprensa na segunda-feira (21) nos Emirados Árabes Unidos.

 

 

Reembolso

O Diário Oficial da União de terça-feira (22) trouxe uma medida provisória que amplia alguns prazos de ações emergenciais adotadas para reduzir os efeitos da crise decorrente da pandemia de Covid-19 nos setores de turismo e de cultura. A Medida Provisória nº 1.101 amplia até 31 de dezembro de 2022 o prazo para prestadores de serviços e empresários reembolsarem o consumidor, por eventuais adiamentos ou cancelamento de serviços, de reservas e de eventos como shows e espetáculos.