Repito sempre: se queremos comer bem, é essencial acompanhar os movimentos da Natureza. Respeitar a safra, o local onde vivemos e conhecer quem produz nosso alimento é o caminho!
Em abril, as frutas, verduras e legumes que estão em safra são:
Fruta: Abacate, banana, caqui, coco, goiaba, kiwi, limão, maçã, pera, uva, maracujá, figo.
Verduras: Agrião, alho-poró, almeirão, aspargo, brócolis, couve, couve-flor, escarola, espinafre, mostarda e rúcula.
Legumes: Abóbora, abobrinha, berinjela, beterraba, chuchu, cenoura, nabo, pepino, tomate, batata-doce, cará, gengibre, inhame, mandioca e mandioquinha.
Você nem precisa conhecer bem esta lista. Ao chegar na feira, verdureira ou mercado, eles serão os mais atraentes, em quantidade e possivelmente com preço mais convidativo. O que ocorre é que muitas vezes teimamos em seguir comendo sempre os mesmos produtos, tornando nossa alimentação pouco variada. Vou tentar te convencer do contrário abaixo, citando apenas alguns exemplos:
O brócolis é uma verdura repleta de vitaminas e minerais, podendo ser cozido no vapor, assado ou adicionado a sopas e ensopados. Eu amo legumes assados como acompanhamento de churrasco. O brócolis pode ser levemente cozido e então levado para grelha, numa panela perfurada e ganha um aspecto defumado incrível. Abóbora, abobrinha, cenoura, beterraba e berinjela também ficam perfeitas preparadas assim na churrasqueira. A beterraba é uma excelente opção, com seu sabor terroso e versatilidade culinária.
As cenouras são um destaque neste mês, com textura crocante. No clima de Páscoa, podem ser mais atrativas para as crianças que resistem aos legumes. Pode ser ralada para trazer crocância nas saladas, ou adicionada ao arroz, cozida no vapor em diferentes formatos, fazer parte de sopas, assada ou glaceada. A cenoura picadinha tira a acidez excessiva do molho de tomate.
Entre as frutas, o abacate merece ser mais explorado em receitas. Claro, ele é excelente para vitaminas no liquidificador. A forma mais simples de coer abacate, cortado ao meio, amassado na própria casca, com um pouquinho de mel já traz memórias de infância! Mas ele pode ser a base para maionese e outros molhos de sanduiche; pode ser a textura aerada do mousse de chocolate (tem receita no meu perfil Instagram @juliananardelli) e pode virar um guacamole delicioso! ( também tem receita no meu instagram) O abacate é muito versátil, vai em pratos doces e salgados.
Outra forma de ver a batata doce também é essencial para consumir esse tubérculo rico em fibras, proteínas e vitaminas. Assada e cozida já conhecemos, mas que tal fazer chips na fryer? Usar a batata doce para entiquecer massas e pães é uma ótima opção.
Conhecer os alimentos da estação é uma forma inteligente de alimentar-se e de respeitar a Natureza.