A cada dois anos, a Justiça Eleitoral brasileira conta com o suporte de milhares de mesários para conduzir os trabalhos eleitorais, muitos destes, voluntários. No último pleito, em 2022, 18 mil pessoas trabalharam voluntariamente só em SC.
O Tribunal Regional Eleitoral catarinense convida agora novamente os eleitores para que se inscrevam a fim de fazer parte das equipes que vão trabalhar nas eleições de outubro.
Para ser mesário, o eleitor precisa ter 18 anos ou mais e estar com a situação eleitoral regular.
Não podem ser mesários candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, e seus cônjuges; membros de diretórios de partidos políticos, desde que exerçam função executiva; autoridades, agentes policiais e funcionários no desempenho de funções de confiança do Poder Executivo e servidores da Justiça Eleitoral.
Quem for mesário voluntário tem os seguintes benefícios: dois dias de folga para cada dia de serviço prestado à Justiça Eleitoral, ressarcimento pela despesa com a alimentação no valor de R$ 60. E no caso das universidades que possuem convênio com a Justiça Eleitoral, há a possibilidade que o trabalho nas eleições conte como atividade curricular complementar. E ainda, quando previsto no edital, o trabalho nas eleições pode ser critério de desempate em concursos públicos ou para isenção de taxa de inscrição.
Cadastro
Em SC, recomenda-se que os interessados em trabalhar nas eleições realizem sua inscrição pelo Portal do Mesário. Pelo sistema é possível atualizar os contatos para recebimento da nomeação, dar ciência da carta de convocação, emitir certidões de serviço em eleições anteriores e ainda acessar detalhes da nomeação: como será o treinamento, qual função irá exercer, dias e horários, entre outras informações importantes.
Todo cidadão apto a ser chamado, em especial aqueles que se inscreveram como voluntários, devem ficar atentos durante do mês de julho até 7 de agosto – que é quando ocorrem as nomeações.
PL de Massaranduba
O advogado Pier Gustavo Berri é oficialmente o pré-candidato a Prefeitura de Massaranduba pelo PL. A convenção do partido ocorre no dia 5 de agosto e até lá deve ser definido o pré-candidato a vice de Berri. O PL está em tratativas com o União Brasil e PSDB. Pier Berri é muito atuante na política massarandubense, tendo sido vereador por três mandatos de 2009 a 2012, de 2013 a 2016 e de 2017 a 2020.
Divulgação turística
Reforma Tributária
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou que o segundo projeto de regulamentação da Reforma Tributária será votado em agosto, quando os deputados retornarem do recesso parlamentar. Segundo Lira, o texto está maduro para ser votado e foi amplamente discutido pelo grupo de trabalho que debateu a proposta.