A Vida e a Morte

Por: OCP News Jaraguá do Sul

28/01/2016 - 06:01 - Atualizada em: 28/01/2016 - 06:22

Eram irmãs gêmeas. Antagônicas. Enquanto uma era associada ao nascimento, às manhãs de sol e à esperança, a outra remetia à noite escura, despedida e dor. E apesar de tão diferentes uma da outra, muitas vezes andavam lado a lado, porque muitas vezes a Morte chegava no mesmo instante que a Vida. Uma não existia sem a outra, e cada uma delas trazia um aprendizado. Yin e Yang…

Sentado em um tapete de bambu com as pernas cruzadas e as mãos unidas na altura do coração, o jovem monge procurava entender esse grande mistério da existência humana, os dois polos. Por isso estava ali, na sala de orações. Ele contava com o silêncio do ambiente para compreender o sentido maior de viver e morrer… O som dos passarinhos ao fundo, a leve brisa que entrava pela janela e o aroma do incenso de sândalo contribuía para aquietar os sentimentos, tão conturbados, que enfrentava naquele momento.

Lembrou-se da profunda dor que sentiu com a perda da mãe, Midori, quando ainda era criança, e isso acirrou suas dúvidas. Sentiu-se tão indefeso, na época, frente a um mundo assustador… Mas também se lembrou de sua imensa benevolência, e isso o tranquilizou.
Tinha lido que “perceber o nascimento e a morte como eternamente inerentes é despertar. É reconhecer a iluminação inerente”, e concordou.

O jovem Akira entendeu que se conseguisse viver com um genuíno sentimento de alegria e satisfação, sua morte também seria tranquila e feliz. Pensou na generosidade e na compreensão com as diferenças entre as pessoas. Acreditou que, se fizesse a passagem com o coração puro, não sentiria a dor extrema, como se estivesse sendo apunhalado e cortado com espadas afiadas…

Ao compreender tudo isso, fechou os olhos por um instante e respirou profundamente, em agradecimento por terem sido iluminadas suas ideias e deixou a sala de orações, em paz consigo mesmo. Um leve sorriso podia ser notado em seu semblante.

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação