Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

A solução já existe – Luiz Carlos Prates

Por: Pelo Estado

19/07/2023 - 06:07

Peço a sua paciência para a frase inicial desta nossa conversa de hoje. A frase é está: – “Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê”. E junto a essa frase irretocável, uma frase da física: – “Nada nasce, nada morre, tudo se transforma”. Essas frases milenares devem nos levar a pensar. Sem fé, sem acreditar em nós mesmos, não vamos levantar da cadeira. A falta de fé em si mesmo embota todas as possibilidades humanas, não fazemos nada, afinal, para que fazer se não temos fé, se não acreditamos que é possível? Fé racional, ninguém é tonto para sonhar ou desejar o que lhe é sabidamente impossível. Sabemos bem do que não somos capazes. Os molengas existenciais, lá no fundo do baú de suas mentes, sabem que são capazes, mas… Pela indolência em que vivem rastejam, inventam desculpas. Outra coisa, tudo o que existe sobre a terra sempre existiu, muitas coisas que aparentemente desapareceram na verdade transformaram-se. Ou se transformaram pela lei natural do Universo ou por suas vontades. Tudo o que existe sobre a Terra sempre existiu e… existe por igual, em outras formas, no Universo. Tudo. A lei da gravidade, por exemplo, sempre existiu, mas… Alguns “aloprados”, olhando para o céu, vendo as aves, pensaram, ué, se elas voam por que nós, humanos, não podemos voar? E a partir desse lampejo milenar, o avião foi sendo desenhado na cabeça humana. E hoje lá vão eles, os aviões… E assim com tantos e tantos remédios. Os elementos para a criação de todos os remédios existentes foram ideias que ganharam espaço, buscas, provas e “certezas”. Vale dizer que para todas as doenças e até mesmo para uma certa eternidade humana, ou quem sabem para vidas bicentenárias, os remédios, as fórmula já existem. Um dia elas serão obviedades. Somos, todos nós, uma miniatura do Universo, todas as saídas das nossas encrencas já existem, estão dentro de nós, adormecidas por medo, preguiça ou dúvidas paralisantes. Mas que existem, existem. Não há problema sem solução, a solução pode não ter sido ainda encontrada, mas que ela existe, existe. E a fé é o atalho para esse encontro. Creiamos, e tudo nos será possível. Tudo, não é mesmo, Cristo?

ENGANOS

Tive uma decepção típica dos “ingênuos”. Comprei um livro, muitíssimo interessante, assinado por uma famosa do vídeo. Descobri depois da compra que a escritora do livro não escreveu o texto. Escreveram para ela, ela só assinou, assinou com todas as glórias. Agora é assim, está na moda pessoas limitadas lançando suas biografias ou livros de ficção, tudo na primeira pessoa, fiz, faço, vou fazer, sou isso, sou aquilo… Obras de ghost-writers. Ser “nada” é de fato um desespero…

SONO

Tenho lido tantos anúncios oferecendo soníferos que preciso voltar ao assunto. Já disse aqui incontáveis vezes que insônia não é doença, é sintoma. Soníferos matam mais cedo, não produzem o sono chamado de reparador. Há quem ofereça sessões de yoga para melhor o sono. Tudo bem, desde que… Desde que a pessoa limpe sua cabeça por dentro. O que tira o sono são os ranços existenciais. O problema é a cabeça, o sono é consequência.

FALTA DIZER

Diz o ditado, criado por Eva no paraíso, que quem cala consente. Evita tinha toda razão. Um sujeito que é levado a uma delegacia ou a um tribunal e fica em silêncio, dizendo que se reserva o direito de ficar silente é mais que culpado. É um baita safado. Tem que ser levado para a salinha dos fundos…

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp