A Revolução da Gestão de Riscos Empresariais: Um olhar para o futuro

Foto: divulgação

Por: Informações jurídicas

10/05/2024 - 09:05 - Atualizada em: 10/05/2024 - 16:25

 

Uma nova era na análise de riscos empresariais está surgindo. A cada dia mais as empresas estão trilhando um caminho de amadurecimento, transformando a gestão de riscos em uma ferramenta estratégica e integrada. Mas, por que a análise de riscos é tão relevante?

A pesquisa da Deloitte, “O Futuro do Processo de Gestão de Riscos Empresariais”, nos dá uma visão valiosa sobre a importância do tema.

Em primeiro lugar, fazer um bom gerenciamento de riscos permite uma compreensão clara dos objetivos estratégicos, bem como a documentação, o acesso, monitoramento e avaliação dos riscos de forma constante, trazendo maior assertividade para a tomada de decisões.

Além disso, a análise de riscos direciona a gestão de crises, e contribui para sustentar, integrar e melhorar continuamente os processos de governança.

Analisar os dados permite que as empresas mantenham o foco e avaliem o “apetite” ao risco. Nos últimos cinco anos, por exemplo, o risco regulatório, que antes era uma das principais preocupações das empresas, passou da primeira para a quarta posição em prioridade, perdendo espaço para os riscos ligados à ataques cibernéticos, confidencialidade e privacidade, identidade e gestão de acessos.

É fundamental, portanto, investir no desenvolvimento contínuo dos profissionais dedicados às áreas de negócio e à gestão de riscos. A utilização de tecnologias inovadoras, como Analytics e Inteligência Artificial, também são eficazes na análise preditiva e no alinhamento da cultura empresarial.

Como disse Peter Drucker “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”. Portanto, os dados, a inovação e adaptação trazidos por uma gestão de riscos eficiente serão as chaves para um futuro promissor num cenário de constantes mudanças.

Dr. Celio Dalcanale.
OAB: 9.970
e-mail: celio.dalcanale@gmail.com

Notícias no celular

Whatsapp

Informações jurídicas

Advogados comentam os principais temas do direito empresarial e tributário.