Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

A resiliência da economia de SC – Acontece SC

Por: Ewaldo Willerding Neto

05/09/2025 - 05:09 - Atualizada em: 05/09/2025 - 10:21

Apesar da desaceleração registrada no segundo trimestre de 2025, a economia catarinense segue demonstrando força e resiliência. O PIB estadual cresceu 5,4% nos 12 meses encerrados em junho, mantendo Santa Catarina na liderança nacional, segundo o IBCR do Banco Central. A agropecuária despontou com alta de 12,1%, puxada pela diversificação e qualidade da produção agrícola, enquanto a indústria de transformação avançou 6,3% e os serviços 5,2%, com destaque para transportes (+8,4%) e serviços às famílias (+7,8%). O ritmo, ainda que inferior ao crescimento de 6,4% do período anterior, comprova a capacidade do estado de sustentar resultados positivos em um cenário de incertezas externas, como o tarifaço imposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump. O desempenho revela a solidez de uma economia plural, marcada por setores que se complementam e resistem às pressões internacionais, reafirmando Santa Catarina como protagonista no desenvolvimento brasileiro.

Crítica

Em artigo publicado no site da Fiesc, o presidente da Federação das Indústrias de SC, Gilberto Seleme, não poupou críticas ao governo Lula por conta da inexistência de diálogo com os EUA diante do tarifaço de Trump. “As relações comerciais poderiam estar em outro patamar se o governo federal tivesse adotado uma postura menos ideológica e mais pragmática”, escreveu.

TJSC

O Tribunal Pleno do TJSC aprovou a minuta do projeto de lei que reestrutura o serviço de 2º grau. O projeto cria 12 cargos de desembargador, quatro de juiz de 2º grau, 32 de secretário jurídico, 16 cargos de assessor de gabinete, 64 cargos de assessor jurídico e três cargos de secretário de colegiado. A distribuição do 2º grau cresceu de 24,18% de 2025 para 2024.

Comac

O ex-ministro Paulo Guedes encerrou na quinta-feira o Congresso de Municípios de SC (Comca-SC), promovido pela Fecam, com uma fala municipalista: “O Brasil é rico, temos recursos. Temos mais de 8 bilhões de pessoas no mundo, e onde podemos achar proteína para tudo isso? No Brasil. Eu sempre defendi, o Brasil está aqui. O dinheiro tem que estar com estados e municípios”.

Podemos

Foto: Divulgação/Podemos

Florianópolis será palco nesta sexta-feira do Conexão Podemos, evento que reúne lideranças nacionais e estaduais na Alesc. A presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, participará do encontro e receberá o título de Cidadã Catarinense, da deputada estadual Paulinha, presidente estadual da sigla. O ex-técnico Vanderlei Luxemburgo é um dos convidado especiais do evento.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.