Gostaria que os jovens me estivessem ouvindo agora. Por quê? Porque quando se é jovem não se pensa na velhice. Futuro e velhice nos são inevitáveis, e como todos queremos viver bem e por muito tempo, algumas advertências não devem ser relevadas. Sabemos, por exemplo, que nossa vida resulta de uma união indissolúvel entre o físico e o emocional, impossível separá-los. E para viver bem e por mais tempo é preciso que sigamos algumas regras. Muitos chegam à velhice se arrastando, emocionalmente abatidos, combalidos. Pessoas que não caminham, se arrastam, equilíbrio comprometido. Será que ficaram assim apenas pela velhice? Para manter o corpo ereto, saudável, bem equilibrado, é preciso movimentá-lo todos os dias. Infelizmente o que mais se vê é gente parada, celular na mão, cabeças vazias e pensamentos negativos. O tempo passando e as pessoas perdendo agilidade, equilíbrio, saúde. O corpo precisa estar em continuado movimento, uma caminhada de 30 minutos por dia, todos os dias, já quebra o galho. Todos os dias, eu disse. Uma comida mais saudável fortalece o corpo e repassa saúde a esse corpo. E é assim que a maioria se alimenta, com comida saudável? Raríssimos. Sim, o mercado capitalista é canalha, vende para a maioria desatenta o que dá bom lucro. Se a pessoa não for bem informada, atenta à alimentação, vai viver envenenada pelos produtos que andam por aí nos supermercados e, obviamente, adoecer e morrer mais cedo. Para comer bem, com mais qualidade, não é preciso montanhas de dinheiro, tudo começa com a pessoa lendo os rótulos dos “venenos” hoje vendidos pela absoluta maioria, “venenos” dissimulados… Outra coisa, para manter boa saúde é preciso cuidar da cabeça, jamais parar de ler, de nutrir a memória com novos conhecimentos, de ocupar-se com um plano contínuo de novos aprendizados. De outro modo a memória estanca, não tem novos conteúdos, se repete, se afunda e a pessoa entra em demências produzidas por ela mesma. E não descuidar dos relacionamentos sociais, amigos e novos amigos sempre. Corpo sempre ativo, tenha a pessoa a idade que tiver, alimentação mais “limpa”, cabeça sempre aprendendo e relacionamentos aquecidos de amor são os fortificantes de uma saudável e longa vida. Infelizmente, coisa de pouquíssimos, mas a porta está sempre aberta para todos.
CRUZADAS
Já ouvi uma miríade de vezes pessoas vendo outras fazer palavras cruzadas e dizer: – “Palavras cruzadas é coisa de velho”! Palavras cruzadas atiçam a memória, produzem novos aprendizados, agilizam respostas que a maioria não consegue ter ao passar o dia todo com o celular na palma da mão. Mas fique claro, cada um responde por seu destino e de igual sorte quem semeia colhe o que semeou. Tudo que chicoteia a memória é coisa boa…
VITRINAS
Antes de entrar no assunto, apenas lembrar que a palavra correta em língua portuguesa é “vitrina” e não vitrine. Dito isso, se uma loja de luxo colocar na vitrina, disfarçadamente, uma roupa trazida de uma loja popular muita gente vai achar a roupa uma lindeza, coisa de gente rica, porém… É uma roupa de loja popular. O que acontece? Acontece que a predisposição altera a percepção, vejo como luxo o que apenas está na vitrina de uma loja sofisticada. O povo precisa acordar.
FALTA DIZER
Velha verdade: – Fala, se queres que te conheça! Temos que ter cuidado… Não é de hoje que pessoas inteligentes falam sobre idéias, pessoas comuns falam sobre coisas, pessoas vulgares falam de outras pessoas. É só prestarmos atenção, a começar em casa, com a “parentalha”…