Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

A PEC do deboche

Por: Barão do Itapocu

13/07/2024 - 06:07

A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana a proposta de emenda à Constituição (PEC) da Anistia. Na prática, os parlamentares aprovaram um autoperdão aos partidos que cometeram infrações nas prestações de contas. E a PEC do deboche, como vem sendo apelidada, uniu legendas que vão do PL ao PT. Apenas o Novo e o PSOL se posicionaram contra.

A estimativa é que a anistia chegue a cerca de R$ 23 bilhões, se contadas apenas a contas pendentes de julgamento entre 2018 e 2023. Um bom resumo dessa história toda: Os partidos recebem bilhões de recurso público, fazem as leis, não cumprem as leis, e depois ainda ajeitam uma maneira de não serem penalizados.

A anistia estabeleceu um prazo de até 15 anos para o pagamento de multas eleitorais, de cinco anos para obrigações previdenciárias e deverá anular todas as sanções de natureza tributária aplicadas aos partidos políticos. É credibilidade da classe política indo ainda mais para o buraco. A matéria agora será analisada no Senado.

 

Desafogar aqui

Integrantes da bancada do Norte, os deputados estaduais Antídio Lunelli e Vicente Caropreso participaram do ato de entrega de emenda de R$ 5 milhões à Secretaria de Saúde de Barra Velha. A verba será utilizada na finalização da construção do Pronto Atendimento da cidade. A estrutura, quando estiver em funcionamento, deve ajudar a desafogar os serviços de saúde de Jaraguá do Sul que hoje recebem a demanda da cidade litorânea.

 

Vem mudança?

Ainda há desconfiança sobre a chapa do PL em Guaramirim com Adriano Zimermann na cabeça e Dênis Lunelli de vice. Pesquisa que circulou essa semana no município colocou Dênis Lunelli como candidato a prefeito e Evaristo Caviquioli (MDB) de vice.

 

Aliança

Em Corupá, o candidato do MDB à Prefeitura, Alceu Moretti recebeu apoio formal do União Brasil e, nos próximos dias, deve ter confirmada a coligação com o PSDB.

 

Natália vence mais uma

“Esse vereador é perturbado, desrespeitoso e misógino” Essas foram apenas algumas das declarações da vereadora Natália Petry (MDB) ao colega Jeferson Cardozo (PL). Natália ainda chamou o parlamentar de mentiroso e improdutivo na tribuna da Câmara. Se a base do prefeito Jair Franzner tivesse agido assim antes para mostrar o quão incoerente é a atuação de Cardozo, a essas alturas o parlamentar já não incomodaria mais.

 

Novo pode crescer

Com a reeleição do prefeito de Joinville, Adriano Silva, bem encaminhada, o Partido Novo vê a possibilidade de crescer se vencer também o pleito em Blumenau, com o ex-promotor Odair Tramontin de candidato. Outra meta da sigla é aumentar em pelo menos 20% o número de cadeiras nas Câmaras de Vereadores.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp