Está sob a responsabilidade do deputado federal catarinense Fábio Schiochet (União Brasil) a condução do pedido de cassação do colega Eduardo Bolsonaro (PL), a partir de despacho encaminhado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). O parlamentar de Jaraguá do Sul já disse que irá levar adiante o processo com “responsabilidade” e dando “todo o direito de defesa” ao filho 03 do ex-presidente Bolsonaro. Ocorre que ele segue nos Estados Unidos a pilhar a Casa Branca contra os interesses nacionais, com o propósito declarado de anistiar seu pai e todos os envolvidos nos atos que culminaram na baderna de 8 de janeiro de 2023. A pergunta que fica é: como será exercida a “ampla defesa”? Eduardo Bolsonaro voltará ao Brasil para dar suas explicações. Ao que parece, não! O fará via teleconferência? O regimento permite? Questões que ficam no ar, a partir do momento que o deputado por São Paulo deixa claro que não recuará do seu intento.
Temporários
O Pleno do TCE/SC deliberou pela revogação da decisão que tratava da contratação de pessoal no serviço público, por tempo determinado, com base exclusivamente na análise de títulos. Pelo novo entendimento, o recrutamento deve ocorrer por meio de processo seletivo simplificado, normatizado e amplamente divulgado. A avaliação só com títulos é exceção.
Tarifaço
A Fiesc realizou nesta segunda-feira uma live para debater o panorama de negociação das tarifas comerciais entre o Brasil e os EUA, com a participação do senador Esperidião Amim (PP), integrante da comitiva parlamentar que foi a Washington, e o diplomata e ex-presidente do BRICS, Marcos Troyjo. O evento foi promovido pelo Comitê de Crise da Federação das Indústrias.
Gênero
O Auditório Antonieta de Barros, na Alesc, recebe na quarta-feira, a partir das 17h, audiência pública sobre violência política de gênero, proposta e conduzida pela Coordenadora da Bancada Feminina e da Secretaria da Mulher, deputada Paulinha (Podemos). Casos recentes em Santa Catarina mostram a gravidade do problema e a urgência de ações concretas.
Restauração

Foto: Rodrigo Correa/Agência AL
O quadro do político e militar Antônio Pereira da Silva e Oliveira, retrato histórico de 1926 pintado pelo artista italiano Tiziano Basadon, está entre as 500 obras de arte que serão restauradas pelo recém inaugurado ateliê da Alesc. Os trabalhos usam técnicas modernas, como o grafeno, desenvolvidas em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e a UFSC.