Priscila Zat, CEA – [email protected]
Assessora de Investimentos na Warren Jaraguá do Sul
Duvide de qualquer fórmula milagrosa de riqueza em dias ou meses. Se é muito rápido, muito fácil ou muito drástico – sobretudo, quando estamos falando de dinheiro: duvide. A importância de pensar a longo prazo reverbera nas nossas decisões da vida e, claro, nos investimentos também. Pensar em longo prazo é priorizar o que você tem hoje para, aos poucos, conquistar algo muito maior lá na frente.
De acordo com a pesquisa Raio-X do Investidor Brasileiro, feita pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), os brasileiros preferem produtos com liquidez diária e com facilidade de resgate. Isso acontece, segundo o órgão, por causa das graves crises econômicas, da hiperinflação que o país sofreu em sua história econômica e dos juros altos.
E o que é mais contraditório fica em evidência na pesquisa. Mesmo privilegiando a liquidez diária, os brasileiros ficam, em média, 11 anos com a aplicação na caderneta de poupança. Ou seja, na aplicação menos recomendada atualmente, devido sua baixa rentabilidade – chegando a ser negativa quando descontada a inflação – os brasileiros acabam deixando por mais tempo o seu dinheiro.
Em detrimento a isso, opções que costumam ser ótimas a longo prazo não são tão consideradas quanto a poupança. Por exemplo, em ações, os brasileiros costumam manter o investimento em seis anos, em Previdência, sete anos, e em títulos públicos, apenas três anos. Ou seja, por diversos fatores, que passam pela desinformação, medos passados e uma forte cultura bancária, os brasileiros em geral preferem renunciar a uma boa rentabilidade a longo prazo para ter a garantia do dinheiro com maior liquidez, sem grandes taxas de retorno.
O processo de gerir o patrimônio envolve uma série de variáveis e decisões que precisam ser tomadas com cuidado e estratégia, e assim, ter uma visão de longo prazo é diferencial para quem deseja alcançar metas financeiras. Investir com sabedoria exige paciência, disciplina e um olhar atento para o futuro, e por isso, para muitos, essa jornada pode parecer desafiadora, mesmo para quem já possui experiência em investimentos. Até porque, quando se fala em foco no longo prazo, não se trata apenas de imaginar um futuro promissor, mas de proteger e valorizar o patrimônio que se possui hoje.
Um conceito que todo investidor deve ter em mente é o dos juros compostos. Este princípio poderoso consiste em gerar rendimentos não apenas sobre o valor inicial investido, mas também sobre os juros acumulados ao longo do tempo. Assim, os ganhos são potencializados, criando um efeito multiplicador que pode transformar pequenas quantias em grandes fortunas ao longo dos anos. Em meio a tudo isso, uma coisa é certa: o tempo é o melhor aliado do investidor.
Com o início do segundo semestre de 2024, surge uma oportunidade valiosa: a de começar a construir um legado financeiro sólido. Com o apoio de uma equipe dedicada de assessores e especialistas, é possível cuidar do patrimônio com a devida atenção e assertividade. Nunca é tarde para dar o primeiro passo em direção ao futuro que se deseja.