A IMPORTÂNCIA DA ESPIRITUALIDADE NA VIDA 

Foto: divulgação

Por: Emílio Da Silva Neto

18/04/2024 - 10:04 - Atualizada em: 18/04/2024 - 16:09

Para se entender (ou aceitar) os mistérios da vida, há que se, inevitavelmente, buscar o “ALTO”, reservando um tempinho para conversar com DEUS

Um dos países mais católicos do mundo, depois da Polônia, é a Hungria, país de origem de minha avó Magdalena Schreiner Salamon (da Silva), mãe de meu pai Emílio Da Silva Júnior (*1924-+2017) e de meu tio Eggon João Da Silva (*1929-+2015), cofundador da WEG.

Eggon era um fervoroso seguidor de Cristo, incluindo as suas indefectíveis idas, aos domingos, às 07h00 “da madruga” à Igreja, nunca abandonando este costume – enquanto teve condições de locomoção – mesmo quando ouvia “asneiras” de padres esquerdistas da então “Teologia da Libertação” e saía da Igreja (sob olhares incrédulos dos demais fieis), pela porta dos fundos, para voltar no domingo seguinte.

Interessante que um desafeto seu (em termos empresariais), Abilio dos Santos Diniz (*1936-+2024), entre tantos feitos, cofundador do Pão de Açúcar, também sempre deu importância ímpar, em sua vida, ao pilar da espiritualidade, até, considerando Deus um “amigão”, com quem conversava diariamente, até nos momentos mais corriqueiros da sua vida.

E essa profunda amizade com Ele e sua fé inabalável era o que ele considerava seu traço mais extraordinário. Quanto a isso, Abílio Diniz, escreveu em sua autobiografia: “nada se mostrou mais poderoso em meus dias de tempestade – e nos dias de bonança – do que a força espiritual que sustento. Minha fé é uma alavanca empreendedora, com o poder de vitalizar, construir, resolver problemas, unir, solucionar e, sobretudo, me colocar no devido lugar perante Ele”.

Pedinte fervoroso, Abílio Diniz seguia duas regras básicas: questionava se seu pedido era justo e se havia feito a sua parte para obter o que queria. Quanto a isso, disse: “quando essas duas perguntas são respondidas com honestidade, de forma positiva, e o pedido é feito com fé, tem-se êxito no que se deseja. Garanto !!!”.

O renomado físico Albert Einstein – para mim, a maior Inteligência do século XX – defendia a ideia de uma espiritualidade baseada na admiração pela beleza e harmonia do universo. Para ele, a ciência e a religião não eram mutuamente excludentes, mas complementares, cada uma abordando diferentes aspectos da realidade.

Einstein acreditava que a humildade diante da vastidão do cosmos e a busca por um entendimento mais profundo da natureza eram fundamentais para uma verdadeira espiritualidade. Assim, sua visão inspira a reflexão sobre o valor de uma espiritualidade, que transcende dogmas e promove a conexão com o universo e os outros seres humanos.

Humildemente, com base nestes parágrafos anteriores, concluo que a enorme proximidade entre ciência e espiritualidade reside na busca de respostas sobre a natureza da realidade e da existência. Enquanto a ciência investiga o mundo físico por meio de métodos empíricos, a espiritualidade busca compreender aspectos mais sutis e transcendentais da vida, com ambas compartilhando a busca pela verdade e, pelo significado, muitas vezes, convergindo em questionamentos sobre o universo, a consciência e o propósito da existência. Acima de tudo, que a integração desses dois caminhos (ciência e espiritualidade) pode enriquecer a nossa compreensão do mundo e promover uma visão mais holística da vida.

Assim, se a experiência de vida de alguém transcende o físico e algo diferente do físico está acontecendo, então se pode dizer que esta pessoa “tem um pé” na espiritualidade. E, quanto a isso, até vale dizer que adotar a espiritualidade significa incrementar a “voltagem” da vida, ou seja, levá-la a um mais alto tom de intensidade.

Por tudo isso, que tal reservar um tempinho para conversar com DEUS, qualquer que seja seu nome, religião “intermediadora” ou natureza ?!?

Afinal, para se entender (ou aceitar) os mistérios da vida, há que se, inevitavelmente, buscar o “ALTO” !!!

 

 

Livros 1/Insights, 2/Flashes, 3/Pitches e 4/Highlights,
disponíveis na Grafipel/Jaraguá do Sul
Também, com dedicatória personalizada, diretamente com o Autor

Emílio Da Silva Neto
PhD/Dr.Ing, Pós-Doc, Ex-Diretor Superintendente WEG
www.consultoria3s.com
(Governança, Profissionalização e Sucessão Empresarial Familiar)
https://ocp.news/autor/emilio-silva
(“Excelência no Dia a Dia”)
www.arcoirisespecialidades.com
emiliodsneto@gmail.com
47 9 9977 9595