A galinha e o tostão – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

18/04/2024 - 07:04

Quando digo que “Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê” muitos me fazem beicinhos: – Ah, Prates, não é bem assim, eu quero muitas coisas e não as consigo! Esse tipo de frase é o resultado da ignorância. Já ouvi muitas pessoas dizendo: – “Ah, eu queria casar com ela (ou com ele), mas não tenho chances, ela nunca me deu bola, ele nunca me olhou”! Quem diz isso merece mesmo ficar num canto. Não podemos desejar o que não depende de nós, esse é o alicerce do – Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê! Crer no que nós é possível, coisa nossa com nós mesmos. Vamos para um exemplo. Uma pergunta à leitora, ao leitor: o que você gostaria de aprender, de saber? Vou criar uma resposta fantasiosa. – Ah, eu gostaria de aprender inglês, francês, fazer tricô, gostaria de aprender a cozinhar, muita coisa! E agora a pergunta: quem lhe impede desse aprendizado? Ninguém mais senão você mesmo, mesma. Ontem ainda pensei em dois ditados populares, ditados que me “acordaram” outra vez. Um dos ditados diz que – “De grão em grão (grão de milho) a galinha enche o papo”! Você já ouviu esse provérbio? Outro ditado que diz que – “De tostão em tostão se chega ao milhão”. Obviedades da sabedoria popular, mas… Conceitos desprezados pela maioria dos desligados. Dos que querem colher sem semear. Digamos que você queira melhorar seus conhecimentos, conhecimentos gerais, de tudo um pouco, da ficção à ciência, certo? Se você, eu, Pedro, Maria, a mãe Joana nos dispusermos a ler 10 páginas por dia, uma miséria, em uma semana teremos lido 70 páginas, uma leitura incrivelmente rara, raríssima no Brasil. E essa leitura “minguada” pode nos transformar, vai-nos dar muito mais a dizer e a compreender pessoas. Dez minutos, uma merreca, de estudos de língua portuguesa ou de inglês por dia fará uma diferença abissal em nossa vida. Para quem não lê nada, para quem não está aprendendo nada, esse “de grão em grão a galinha enche o papo” vai fazer uma diferença louca em sua, minha ou nossas vidas. Quem não pode? Nem vou dizer para não ser grosseiro… De grão em grão a galinha enche o papo, e de tostão em tostão se chega ao milhão…

MULHERES

Você sabe qual é a cor oficial da submissão feminina? Parabéns, resposta de primeira e certa, de fato a cor da submissão é o rosa. O cor-de-rosa é a cor das Barbies da vida, das subjugadas ou que querem no corpo a sinaleira da submissão, a cor rosa. Maioria das apresentadoras na televisão veste-se no rosa. Falta de “semancol” das apresentadoras e falta de direções competentes. O rosa/moda que as desatentas vestem as enfraquece… O preto as empodera.

PRISÃO

A manchete do jornal paulista tem a cara do Brasil… Diz assim: – “Proposta de novo Código Eleitoral quer proibir campanha nas igrejas”. Campanhas políticas em igrejas? “Pregações” partidárias na Casa do Senhor? Quem fizer isso tem que ser preso na hora, preso incomunicável, é um safado comprometido e dinheirista. Igreja é paz, amor, caridade e honestidade, que era a pregação do Senhor. Prisão aos safado$!

FALTA DIZER

Acabei de ver um anúncio num portal de notícias que dizia descaradamente o seguinte: “Tenha 100 mil seguidores – 37,90 o pacote”. Ah, isso explica, ordinários sem nenhum talento com multidões de seguidores! Na sociedade das falsas aparências e hipocrisia de todos os tipos tudo se explica. E o dinheiro compra mentirosas “popularidades”…