O setor de serviços desempenha um papel fundamental na economia brasileira, sendo uma das principais fontes de emprego, renda e contribuição para o Produto Interno Bruto (PIB) do país. Sua participação e importância são significativas em diversos aspectos na estrutura econômica.
Em termos de composição do PIB, o setor de serviços é o segmento de maior peso na economia brasileira. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços representa aproximadamente 70% do PIB brasileiro.
Isso demonstra a relevância desse setor para a atividade econômica. Diversas atividades, como comércio, turismo, tecnologia da informação, saúde, educação, transporte e logística, entre outras, são intensivas em mão de obra e demandam uma grande quantidade de trabalhadores.
Por conseguinte, a geração de empregos no setor de serviços contribui para a redução do desemprego e para a melhoria das condições de vida da população. Vale salientar, outrossim, que por conta da economia se tornar cada vez mais baseada em conhecimento, este setor passa, em vista disso, a desempenhar um papel determinante na oferta de serviços que impulsionam a inovação, a produtividade e a competitividade do universo empresarial brasileiro.
E é esse o segmento da economia que anualmente também vem crescendo em percentual de emprego em Jaraguá do Sul. Comparado com o primeiro semestre de 2022, o setor de serviços foi o que mais cresceu no município, seguido da indústria.