Levei essa pergunta provocativa para a roda de café entre amigos num shopping de Florianópolis. – “Amigos, será que a felicidade mora no bolso ou na bolsa da pessoa”? Dois, rindo, nem piscaram: – “Claro que sim, Prates, que tem dinheiro no bolso vai direto para os braços da felicidade”! Não acredito que eles tenham dito isso falando sério, mas… Leio todos os dias sobre homens ricos, exibidos trocando de namoradas como quem troca de camisa. Por que esses sujeitos, vazios, não ficam na fila de espera dos amores? Ora, porque eles têm dinheiro no bolso, a confundida felicidade financeira. Mas a coisa não é tão simples como muitos pensam. Tenho comigo, nos meus arquivos de jornal, uma antiga pesquisa publicada pela Folha de São Paulo, há muitos anos, que tem como manchete: – “Dinheiro é mais importante que sexo no casamento”. Aí está uma proposta para uma bela discussão. Será mesmo que o dinheiro é mais importante que o sexo no casamento? Vou responder pelo que vejo: sim, para a maioria o dinheiro é a aliança dos casamentos. Faltou dinheiro, deu uma zebra nos ganhos dele ou dela, acabou. – “Sinto muito, amor, mas não vai dar mais”! E cada um faz as malas. Já entre os ricos, não é o dinheiro que acaba com os casamentos, é a estupidez, quase sempre deles. É um troca-troca muito fácil, afinal quem não sabe que o dinheiro é uma isca formidável? Num passado não muito remoto, a maioria dos casamentos no Brasil era no mês de maio, mês de Maria. Costumeiramente, as mulheres, as noivas decidiam pelo mês de maio… Agora, a coisa virou, o dinheiro passou a ditar as datas, e os casamentos hoje, por maioria, são em dezembro. Décimo terceiro dele, dela, um aboninho eventual, aquelas coisas… Quer dizer, o dinheiro é o ditador dos romances. Duas pessoas “pobres”, mas com valores, com amor no coração por ele ou por ela, ah, vão envelhecer se abraçando, eles sabem que a maior riqueza da vida não está lá no banco, no saldo… Está no coração das afinidades. Terminando a conversa, não precisamos de dinheiro para sermos felizes, precisamos de juízo e um coração forte, batendo por ele ou por ela. O saldo bancário que se lixe…
DINHEIRO
O salário mínimo do ano que vem será de R$ 1.621,00. Não dá para nada. São os ditames da sociedade capitalista, porém… Ninguém está proibido de se qualificar para um trabalho próprio, pessoal, ou habilitar-se de tal sorte que o mercado não discuta para contratá-lo. Não é preciso diploma nem aparatos, basta qualificação e boa vontade diante de um trabalho. O resto é choro vazio.
EMBUSTEIROS
Embusteiros? Sim, a maioria estupenda dos que falsamente representam o povo em Brasília. Lutam por suas causas ou lutam pelos seus parceiros “delinqüentes”… E pelo povo, lutam? Lutam coisa nenhuma. As crianças pobres, carentes, não têm ninguém lutando por elas, por escolas melhores nem por professores bem pagos. Não lutam pela saúde dos assalariados, gente que morre nas filas, esperando consultas ou internações. Acertar contas com esses embusteiros, pegá-los…
FALTA DIZER
Do livro “Salmos da Saúde e da Alegria de Viver, de Raja Marausha: – “A fé e o equilíbrio mental podem devolver a vida às pessoas, até mesmo em se tratando de pacientes desenganados pelos médicos”. Vivo dizendo isso, não existe doença sem cura, mas… Tudo vai depender do modo de pensar da pessoa. Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. Crer em si mesmo.