A diferença entre um oriental e um ocidental

Por: OCP News Jaraguá do Sul

14/04/2017 - 16:04 - Atualizada em: 14/04/2017 - 16:55

Um amigo de origem japonesa uma vez resumiu este assunto para mim: a diferença entre os orientais e os ocidentais, disse, poderia ser descrita em uma palavra – família. Achei pertinente escrever esse texto por causa da data da Páscoa, uma das simbólicas datas do ano em que buscamos estar junto às nossas famílias.
Para a cultura asiática, a família é a coisa mais importante. Eles tendem a ter mais filhos que os ocidentais, eles tendem a viver juntos (o avô ou a avó vivem na mesma casa com o filho ou a filha e com os netos). E na Ásia é raro ouvir falar de algum centro ou casa especial para idosos.

Se olharmos em torno de nosso círculo de amigos certamente iremos achar que as coisas são bem diferentes. Costumam se afastar de casa para estudar, e muito possivelmente, em seguida, fazer as próprias vidas em nova cidade, adotado. Com as pressões de criar seus próprios filhos e cumprir suas próprias carreiras, visitam mãe e pai cada vez menos a cada ano, até que não é incomum para um homem para visitar seus pais idosos apenas uma vez por ano. Para uma família asiática, essa atitude é repugnante.

família oriental

O conceito de manter a família unida, e de respeito aos mais velhos é geralmente muito mais forte em culturas asiáticas. Uma das diferenças que está relacionada a essa “proximidade” asiática da família, apontam estudiosos, está relaciona à religião, que na Ásia possui mais importância que no ocidente. Seja a religião muçulmana, o hinduísmo, ou o catolicismo, a religião é muito rigorosa nas Filipinas.

No Ocidente, a maioria das pessoas só visita a Igreja local para os batizados necessárias, casamentos e funerais, bem como o papel da Igreja na sociedade é praticamente insignificante se comparado à Ásia. Outra diferença entre as culturas ocidentais e asiáticas é no tratamento aos animais. Na maioria dos países ocidentais, animais de estimação são uma parte muito importante na vida das pessoas. Para a maioria das culturas asiáticas, porém, este é um conceito estranho. E

les veem os animais como uma espécie menor, não apenas para fornecer alimento ou para o trabalho, que é por isso que muitos animais são tão cruelmente tratados em seus países, e por aqui tantos bem intencionados criam instituições de caridade á proteção desses animais.

O interesse no esporte é outra grande diferença. Na maioria das culturas ocidentais o desporte desempenha um papel enorme em tempos de escola de nossos crianças e em nossas vidas em geral – especialmente para os homens. Quer se trate de futebol, de automobilismo, de Copa do Mundo, de Olimpíadas, pode literalmente parar um país por um dia! Para os asiáticos, é claro, há menos interesse e histeria ligado ao esporte. Em suma, há muitas diferenças culturais entre as culturas ocidentais e orientais.