A dengue já beira epidemia

Por: Editorial

22/02/2024 - 06:02

 

A dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, continua sendo uma ameaça crescente à saúde pública em nossa sociedade. A situação atual da dengue é crítica e merece atenção e mobilização urgentes, pois a falta de controle pode resultar em uma epidemia devastadora.

Os casos têm aumentado de forma alarmante em Santa Catarina, colocando em risco a vida e a saúde de milhares de pessoas. A transformação da atual situação crítica em uma epidemia é uma possibilidade real, e cabe a cada um fazer sua parte para evitar essa tragédia.

Sendo a dengue a agenda prioritária da saúde pública, se faz crucial reiterar a importância da conscientização da população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor. Medidas simples, como eliminar criadouros, usar repelentes e telas de proteção, podem fazer a diferença na prevenção da dengue.

Ciente da avassaladora situação, o Governo do Estado de Santa Catarina decreta, nesta quinta-feira, situação de emergência de saúde pública em todo o território catarinense diante do risco epidemiológico causado pela dengue, já que os casos prováveis da doença continuam em alta no estado.

É hora de toda a sociedade agir com urgência e determinação para proteger a saúde e o bem-estar social. A dengue mata e não pode ser subestimada. A prevenção é a melhor arma contra essa ameaça. Juntos, podemos evitar que a tensa situação da dengue se transforme em uma epidemia, com sérios danos de ordem social, estrutural e econômica.