8 dicas de saúde no verão

Por: Dr. Vicente Caropreso

06/01/2023 - 05:01 - Atualizada em: 06/01/2023 - 09:06

 

O verão é a estação mais aguardada do ano para descansar e curtir as férias no calor e clima quente. No entanto, é nessa época que as queimaduras, infecções e outras doenças acabam aparecendo com mais frequência.

Para não acabar com a curtição é preciso atenção redobrada com a saúde. Aqui vão 8 dicas sobre cuidados com a saúde no verão:

  1. Cuidado com o limão da caipirinha e das frutas cítricas – o seu suco, em contato com o sol, causa manchas e queimaduras. Lave bem com água e sabão a pele que teve contato com o suco antes de expor ao sol – isso vale também para o figo.
  2. Use protetor solar meia hora antes de sair para o sol e reaplique a cada duas horas, principalmente quando entrar na água. Não aplique filtro solar em bebês com até 6 meses de idade, mantenha-os na sombra. Para as crianças maiores, pode também usar roupas com fotoproteção.
  3. Tenha cuidado com a alimentação, no verão os alimentos estragam rapidamente. Evite alimentos que não estejam bem refrigerados e estará protegido contra intoxicação alimentar, que pode causar diarreias e náuseas e levar à desidratação.
  4. Evite nadar logo após comer, espere pelo menos 40 minutos antes de fazer qualquer tipo de exercício físico após as refeições, nessa hora, parte do sangue vai direto para o sistema digestivo auxiliar o organismo a digerir a comida. Isso diminui o fluxo sanguíneo em outras partes do corpo, como pernas, braços e cérebro.
  5. Não fique muito tempo com roupa de banho molhada para evitar micoses e fungos, troque a roupa depois do banho de mar, rio ou piscina.
  6. Não esqueça de proteger os olhos, use óculos com lentes que tenham proteção UV (contra os Raios Ultravioleta).
  7. Evite a bebida alcoólica em excesso, para não desidratar intercale a bebida alcoólica com água.
  8. Não esqueça de beber no mínimo 2 litros de água por dia, sucos e refrigerantes com açúcar e sódio não substituem a água.

Coloque essas dicas em prática e curta seus momentos em família com saúde e bem-estar!