Cozinhar tem sido uma arte que inspira muita gente! Afinal, além de essencial para nossa sobrevivência, preparar os alimentos nos conecta com todos os sentidos, desenvolve nossa criatividade e organização, desenvolve habilidades através das técnicas e processos e nos ajuda a expressar nossos sentimentos.
Mas, é fato que o bom resultado vem favorecido pelo uso de utensílios adequados para a cozinha. Eles agilizam, facilitam o preparo e elevam o nível dos pratos. Vou citar alguns que considero fundamentais:
-jogo de panelas de qualidade: panelas de diferentes tamanhos e profundidade, que permitam o melhor cozimento dos alimentos. Excesso de ingredientes numa panela pequena, por exemplo, que impossibilite o movimento, acarretará partes cozidas e outras cruas. Panelas muito finas tendem a queimar o fundo antes do preparo estar pronto. É preciso escolher panelas adequadas ao tipo de fogo (chama, indução ou elétrico). Panela de pressão e frigideira têm usos específicos e são nuito úteis, assim como uma frigideira de ferro ou fundo grosso para o preparo de carnes.
-jogo de facas : pelo menos uma “faca de chef”, grande para agilizar os cortes, e bem afiada para evitar movimentos incorretos e a possibilidade de acidentes é essencial. Mas a faca pequena para legumes, uma faca pesada para desossa, faca com serra (para pães) e outras complementam.
-tábua de corte: uma boa tábua de corte traz segurança e higiene aos preparos na cozinha. Deve ser lavada após o corte de cada grupo de alimentos, por ex.: cortar legumes, lavar bem a tábua, antes de cortar proteínas animais. Atualmente, polietileno é o material mais indicado para tábuas de corte, por ser facilmente lavável, não acumular bactérias (como madeira) e não “cegar” as facas (como o vidro).
-ralador/fatiador : utensílios domésticos simples que agilizam muito os processos. Importante dizer que fatias bem regulares quando coIdas, fritas ou assadas trarão uniformidade, tanto visual, quanto (principalmente) na qualidade de cozimento. Quando cortamos irregularmente, corremos o risco de ter partes cozidas e outras não.
-espátulas/fouet/colheres: espátulas de silicone que não riscam panelas e recolhem todo o alimento preparado evitam disperdícios. Colheres com cabo firme permitem gestos seguros e praticidade. O fouet promove a emulsão e o ganho de volume nos preparos. Cada utensílio tem seu uso, e quando utilizado corretamente, promove melhores resultados.
Agora me conta, qual utensílio é o seu “queridinho” na cozinha?