Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

5  Dúvidas frequentes sobre a giardíase em cães e em humanos

foto: divulgação

Por: Coluna Pet

29/01/2024 - 09:01 - Atualizada em: 29/01/2024 - 16:10

A giardíase é uma infecção causada pelo protozoário Giardia lamblia. Nos cães e humanos, o parasita se prende à parede do intestino delgado e causa problemas gastrointestinais como diarreia e vômito. A doença pode ser transmitida para o homem, por isso é considerada uma zoonose pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

1. Como meu cão pode se infectar com a giardíase?
Levar o seu cãozinho a locais com grande presença de animais, ou mesmo a convivência de mais de um cão no mesmo local, expõe o seu companheiro ao risco de contrair a Giardíase. A infecção ocorre por meio da ingestão das fezes de um animal infectado, que podem estar na terra, diluídas na água de bebida ou misturadas em alimentos. Além disso, mesmo em superfícies aparentemente limpas, como pisos, pode haver cistos do protozoário que causam a infecção.

2. Quais são os sintomas da doença?
Os principais sintomas são diarreia, fezes pastosas e fétidas, vômitos, dor abdominal, desidratação e perda de peso. Em casos mais graves, a infecção pode levar o cão à morte.

3. Como prevenir a giardíase no cão?
Para proteger o animal contra a giardíase, cuidados básicos de higiene como verificação da fonte da água para beber e limpeza adequada de pisos e instalações são importantes. A vacinação também é uma excelente medida preventiva porque nem sempre é possível impedir que os animais entrem em contato com os cistos de um ambiente contaminado. O Hospital Veterinário Amizade disponibiliza a vacina Giardiavax. Na primeira vacinação, são requeridas duas doses com intervalo 21 dias entre elas. Para animais já vacinados, doses anuais são recomendadas.

4. Meu cão foi diagnosticado com a doença. Qual o tratamento neste caso?
O tratamento será feito com medicamentos específicos para a doença. O cão deve ser banhado com maior frequência e limpo sempre que defecar, para evitar espalhar os cistos pelo ambiente. O local onde o animal defeca deve ser limpo cuidadosamente, pois os cistos podem ter se espalhado e, desta forma, poderão causar nova infecção. Produtos à base de amônia quaternária podem ajudar nessa limpeza. Caso você tenha outros animais em casa, mantenha-os afastados do cão infectado e leve-os para fazer exames, a fim de descartar o problema.

5. Como a giardíase é transmitida para o ser humano?
A doença pode ser transmitida pelo contato com as fezes dos animais infectados, bem como água contaminada com os cistos. Por isso, quando o animal é identificado com a doença, os membros da família geralmente também precisam passar por uma avaliação para verificar se precisam de tratamento.

Seu Pet! Nossa Amizade!
Maggie – Uma “pug” pra lá de simpática!

foto: divulgação

Pensem numa cachorrinha muito simpática! Está é a Maggie, uma “Pug” muito fofa e cheia de charme! Se os cães da raça “PUG” pudessem ser definidos através de uma sigla, certamente seriam: “P” de perfeitos, “U” de únicos e “G” de graciosos! Esta carinha amassada, com seus olhinhos esbugalhados e o corpinho roliço conferem a eles um encanto único. E assim é a Maggie, uma senhorinha de 9 anos de idade, muito amada e cheia de cuidados. Periodocamente faz consultas de rotina no Médico veterinário e, recentemente, passou por consulta dermatológica com a Dra. Dani no Hospital Veterinário Amizade, garantindo assim uma saude plena e vida longa!

Mande uma foto e nos conte sua história… seu Pet ficará famoso por um dia! Envie para [email protected] ou através do whats (47) 999926524 – A/C Dra. Daniela

Onde encontrar:

Endereço: R. Roberto Ziemann, 2181 – Amizade, Jaraguá do Sul – SC, 89255-415

Telefone: (47) 3371-2340

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Coluna Pet

Mais saúde e qualidade de vida para o seu pet com dicas do Hospital Veterinário Amizade. Idealizado pela Dra. Daniela Brecht, médica-veterinária especializada em dermatologia, o Hospital Veterinário Amizade é referência regional por sua estrutura completa, especializada em cães, gatos, aves e animais exóticos, e pela excelência no atendimento médico-veterinário-hospitalar.