“2019: um ano de muitos desafios, trabalho e conquistas”

Foto OCP News

Por: Maestros Cervejeiros

11/12/2019 - 10:12 - Atualizada em: 11/12/2019 - 10:13

Olá, amigos cervejeiros e amantes da boa cerveja! Esta será nossa última coluna do ano, e nada mais justo do que fazermos uma retrospectiva sobre os fatos históricos, as conquistas, os lançamentos, o mercado cervejeiro e as festas.

História da Cerveja em Jaraguá do Sul – A primeira Cervejaria

De acordo com o Emilio da Silva, em seu livro de 1983, a primeira cervejaria de Jaraguá do Sul foi fundada em março de 1897 por Isidoro Pedri, um imigrante italiano. Ele estabeleceu a cervejaria em sua propriedade, na localidade de Barra do Rio Molha, e utilizava das águas puras captadas e canalizadas do Rio Pedra do Molha, ou como hoje é conhecido Rio Molha, produzindo uma cerveja à base de arroz.

Nosso primeiro Festival Brasileiro da Cerveja – FBC

Estivemos com nosso stand pela primeira vez no famoso e respeitado Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau. O destaque desta edição é que tivemos duas cervejarias de Jaraguá do Sul premiadas no Concurso Brasileiros de Cervejas, a Cervejaria Stannis e a Cherokee. Uma curiosidade é que a Cerveja da Cherokee foi produzida na Cervejaria Maestro com equipamentos da Allbot, todos com qualidade de Jaraguá do Sul.

Catharina Sour da Königs Bier a mais premiada

A Catharina Sour Maça e Canela da Königs arrebatou vários prêmios de renome internacional ao longo do ano e se torno a cerveja mais premiada da cidade.

Surgimento do Cluster Cervejeiro de Jaraguá do Sul

A região de Jaraguá do Sul já desponta com cinco fábricas da Maestro, Königs, Karsten, Stannis e Graal, com a sexta fábrica finalizando pertencente a Cherokee e pelo menos mais quatro Cervejarias Ciganas, Hard, C’est la vie, e Retorcida/Rott North que terceirizam sua produção aqui mesmo na região.

Ainda na região temos mais de 150 produtores caseiros de cervejas. Temos lojas especializadas de insumos e cursos sobre fabricação de cerveja, com destaque para o Empório Homebrew e Cervejantes Store. Temos ainda a fábrica da Allbot que produz equipamentos para a indústria da cerveja e também para hobby.

Desponta um número cada vez maior de casas especializadas, as chamadas tap houses. Destacamos o Black Box, Stannis Tap, Ruela, o Wissen Malte & Lúpulo, e Murara e Decker em Guaramirim. Também já existe um movimento consistente de restaurantes e lanchonetes trocando as bebidas nacionais pela produção local, como na Europa e EUA.

Novos lançamentos da Maestro

Tivemos ao longo do ano vários lançamentos de cervejas para as tap houses, com destaque para Catharina Sour de uvaia e manjericão lançada durante o FBC, uma APA, a Leader Bock, a ASA, a Russia imperial Stout – Quinta Sinfonia, Session Ipa, entre outras. Muitas dessas elaboradas de forma colaborativa com outras cervejarias parceiras.

Colarinho da discórdia

Comentamos da importância do colarinho ao servir a cerveja em copos. Uma cerveja artesanal tem que ter espuma no copo, desta forma, é possível sentir com mais precisão seus os aromas e sabores.

Schützenfest 2019

Repercutimos o crescimento positivo da festa. Tanto em quantidade como em qualidade. A entrada da Stannis foi um momento importante para a festa. Foi um evento para bater novos recordes, preservar a cultura da Schützenverein e suas tradições.

Finalizamos com um agradecimento aos nossos parceiros, amigos, fornecedores e principalmente a todos os apreciadores que estiveram com a gente nesta jornada que foi o ano de 2019. Estaremos juntos no próximo ciclo de 2020. Um brinde de Maestro a todos! Cheers!

Se for dirigir não beba! Produto destinado para maiores de 18 anos. Seja consciente!

Maestros Cervejeiros
Fábio Stein, Júlio Silva e Sidnei Ramthun
maestro@cervejamaestro.com.br
www.cervejamaestro.com.br
(47) 3054-4480