Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Guerra à burocracia

Por: Pelo Estado

05/04/2018 - 01:04 - Atualizada em: 14/05/2018 - 15:19

Precisamos desburocratizar as ações de Segurança Pública. A afirmação, feita pelo governador em exercício Eduardo Pinho Moreira, ontem, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), foi referendada pelo governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. O catarinense exemplificou a afirmação com a demora do governo federal em analisar documentos que permitirão a construção de uma unidade prisional em São Bento do Sul. “Estamos prontos para começar, tivemos a doação do terreno, feita por empresários locais, para a construção, mas enfrentamos a burocracia federal”, criticou. Moreira adiantou ao colega que estará com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, nesta quinta-feira, em Brasília. Entre outros temas, tratará da superação desses entraves burocráticos e da conquista de mais recursos para a área. Azambuja pediu que Moreira seja porta-voz dos estados participantes do Codesul – MS, SC, PR e RS – junto ao ministro, reivindicando maior atenção para a vigilância contra o tráfico nas fronteiras. Missão aceita.

Não desativar, mas fortalecer

Hoje à noite, na chegada dos competidores da regata Volvo Ocean a Itajaí, será também o último evento público de Leonel Pavan como secretário de Turismo, Cultura e Esporte (SOL). Ele foi o único deputado licenciado que permaneceu como secretário praticamente até o limite do prazo para desincompatibilização, próximo sábado (7). A exoneração acontece amanhã e na semana que vem ele retoma o assento na Assembleia Legislativa. “Vou estar lá, mas de olho aqui”, anunciou ontem em uma entrevista de prestação de contas para a imprensa da Capital. Ele apresentou alguns resultados de sua gestão de 15 meses, mantendo o mesmo entusiasmo que demonstrou ao tomar posse. Entusiasmo que, associado ao conhecimento que adquiriu da Secretaria, pretende usar para convencer o governador Eduardo Moreira a não desativar a estrutura. Segundo ele, o custo da SOL é muito baixo diante dos resultados que traz para o Santa Catarina em movimentação econômica, atração de investimentos, geração de empregos, recolhimento tributário, além do papel social inerente às três áreas. O gasto total anual, com custeio e salários, é de pouco mais de R$ 10 milhões. “E só em janeiro o turismo movimentou R$ 10,1 bilhão em nossa economia! Vou apresentar os dados ao governador e sugerir que, ao invés de desativar, fortaleça a SOL”, anunciou.

Na sobra

Durante a coletiva, Pavan disse que está se sentindo mais incluído nas decisões do PSDB-SC, mas considera que, enquanto houve um ganho importante na organização partidária no estado, houve perda de tempo para a definição de alianças com vistas às próximas eleições. Conforme já havia adiantado para a Coluna Pelo Estado, vai pleitear uma vaga na chapa majoritária. “Eles só falam de governo e Senado. Então, eu quero o que ninguém quer, a posição de vice-governador. A chapa em que eu estiver será a vencedora”, afirmou mostrando sua sempre elevada autoconfiança.

Bem diferente disso, o deputado Gelson Merisio, presidente do PSD, quer o prato principal e continua firme em sua pré-campanha. Hoje e amanhã estará com suas Sabatinas Regionais em São Miguel do Oeste e em Maravilha, respectivamente. Ele vai percorrer as 21 regiões do estado, seguindo o mapa das associações dos municípios. Oportunidade para ouvir e falar com lideranças e imprensa.

A Voz do Brasil 

Após anos de batalha, o segmento de radiodifusão conseguiu a flexibilidade do horário de transmissão do programa A Voz do Brasil, que traz informações oficiais dos três poderes da União. A sanção assinada pelo presidente Michel Temer desobriga que o programa vá ao ar somente das 19 às 20 horas. Agora, cada emissora fará a transmissão no horário que considerar mais adequado, dentro do intervalo das 19 às 22h.

Expansão

Maior operadora de planos de saúde do estado, a Agemed inaugura duas novas unidades no Paraná em abril – em Araucária e São José dos Pinhais – e chega a Cáceres (MT) em maio. A empresa encerrou 2017 com 307,8 mil beneficiários, expansão de 52%, índice muito superior aos 2% de crescimento registrados como média do setor. Recentemente, a Agemed e a Associação Catarinense de Advogados Trabalhistas (ACAT) firmaram parceria, ampliando ainda mais o quadro.

Na rota do chá

Até o final de abril Santa Catarina vai receber duas lojas da franquia Bubble Mix Tea, pioneira no segmento de chás no Brasil e que já selou sucesso de público no Paraná. O diferencial está na proposta contemporânea e lúdica da tradição milenar asiática de consumir a bebida. A primeira unidade será inaugurada no sábado (7), em São José, Grande Florianópolis. A segunda será aberta em Balneário Camboriú, no dia 28.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pelo Estado

Coluna Pelo Estado