“Diz a lêndea, que é piolho!”

Por: Zeca Jr.

09/08/2019 - 03:08

Mexendo aqui na caixinha da memória, comecei a recordar de uma série de coisas da minha infância, o mais distante que fui nessa viagem, foram os corredores do Colégio Divina Providência, onde estudei desde o maternal até a 4ª série primária, hoje diria-se 4ª série do Ensino Fundamental.

Lembro muito bem dos Professores que tive, cada um deles merecendo um capítulo especial na minha jornada. Entre eles a minha professora do maternal, Rosana Maiochi (hoje Pires), no Pré a Ir. Diomar, na 1ª série a “Tia” Irma Salvador, na 2ª série a “Tia” Odete (Boaventura) Stengher, na 3ª série “Tia” Marli e na 4ª série “Tia” Karin, “Tia” Rosane e a “Tia” Iza com o inesquecível livro Meu Pé de Laranja Lima.

Foram tantos momentos especiais vivenciados ao lado dessas mulheres especiais, que fizeram eu chegar hoje aonde estou, ou seja, seguindo a sementinha plantada por cada uma delas, através do amor pela educação.

Lembro também com muito carinho das Irmãs Inês Kaulling (Diretora), Irmã Bernadete (Coordenadora), a Irmã Bárbara da Datilografia, Irmã Júlia da Biblioteca (que dizia que tínhamos que ler com os olhos e que não precisávamos mexer com a boca para ler) e a Irmã Silézia com suas aulas de artes e trabalhos manuais, os cavalinhos de corda, os sabonetes decorados com decalques, alfinetes e fitas.

Mas de uma coisa eu tenho uma lembrança maior que era os momentos de aflição ao sermos chamados no gabinete da Dona Cecília Karsten (ela fora também Professora dos meus pais), para que ela tomasse a tabuada ou fizesse o teste de leitura. Lembro o quanto era gratificante quando nos saíamos bem nos testes, ganhar um livrinho, um lápis, um bloquinho para anotações e uma régua.

Dona Cecília também era responsável em “vistoriar” a parte da higiene. Verificava se estávamos com as unhas limpas, e se por acaso não tínhamos piolho…hahaha! Meu Deus, isso fez eu lembrar o quanto eu era piolhento, coisas que hoje não se ouve mais falar. Acredito que o bichinho foi erradicado de vez com tantos shampoos, cremes e loções.

Naquele tempo quando aparecia um piolho, minha mãe iniciava todo um ritual que consistia em primeiro lugar, passar Neocid (da latinha amarela que fazia plec, plec, plec), amarrar uma fralda na minha cabeça e deixar a piolharada endoidar com o veneno, pior que não eram somente os piolhos que endoidavam, eu também acabava ficando doido de tanta coceira. Para finalizar, ela retirava a fralda e enxaguava minha cabeça com álcool.

Pois é, coisas do tempo da minha infância

O interessante que já estou há 20 anos trabalhando na área da educação e nesse tempo todo, nunca ouvi algum Professor falar em piolhos. É, os tempos mudaram, nem piolho as crianças não têm mais. Também pudera, as crianças dos dias de hoje, praticamente ficam enfurnadas em casa, o máximo que interagem com outras crianças é através de algum jogo online, salvo um ou outro caso que fogem à regra.

Por outro lado, é bom saber que esses bichinhos terríveis foram praticamente erradicados e que agora fazem parte da minha memória e tenho certeza, da memória de alguns da minha geração.

O pior de tudo que só o fato de falar sobre esse assunto, minha cabeça já está coçando. Hahaha

Como pode histórias como essas, de coisas tão simples, ficarem guardadas na memória da gente?

No Pirata

Da minha adolescência para os dias de hoje, O punk rock dos Garotos Podres nesta sexta no Pirata.

Final de semana movimentadíssimo na embarcação do rock. Por isso, ajustem seus coletes salva-vidas, se não tiver, venha com suas bóias de braço, mas não perca as atrações preparadas para esse final de semana.

Na sexta-feira (09), o agito é por conta de uma das bandas de punk rock que agitou os tempos de rebeldia da minha adolescência. No palco da casa, Garotos Podres.

No sábado (10), o clima fica mais ameno, com a apresentação da banda Conexão Tâmisa, trazendo no play list sucessos do pop rock nacional e internacional.

Vale lembrar que a censura da casa é de 18 anos, sendo que menores devem ser acompanhados pelos pais. Obrigatória apresentação de documento com foto.

Maiores informações podem ser obtidas pelo fone: 47 98407 9266.

Rooster Empório

Elton Faneco faz o som no Rooster sábado.

O Bar do Galo repete nesta sexta-feira (02), mais uma noite dos cremes e sopas. No cardápio, Canja de galinha, caldo de Feijão, creme de aipim com Bacon, creme de batata baroa com calabresa e caldo de Peixe.

No sábado (03), rola música ao vivo ao encargo de Elton Faneco, que traz no repertório grandes sucessos do pop rock nacional e internacional embalados pelo chopp extremamente gelado e o cardápio da casa que é uma delícia. Lembrando que o Rooster também tem serviço de delivery, basta ligar para o número 47 9907 8799 para ter as delícias do Rooster em sua casa.

Para quem não sabe, o Rooster fica na Rua Bernardo Dornbusch 190, Baependi (Na cabeceira da ponte da Rede Feminina).

The John

O embalo gostoso do reggae pela banda YETI Reggae Club, no The John, no sábado.

Final de semana chegando e o The John não poderia ficar de fora. Então, preparou com todo o carinho a programação para agitar a casinha da Domingos da Nova com e-music e com o contagiante ritmo do reggae.

Na sexta-feira (09) a grifee Trëe é quem comanda a festa embalada pelas batidas da música eletrônica dos DJ´s KDK e Angelo Kubnick. Com certeza uma noite para ninguém ficar parado. E no sábado o reggae invade a casa trazendo de volta a banda YETI Reggae Club. Maiores informações e reservas podem ser feitas pelo WhatsApp: (47) 99639-6317.

Fica o convite.

ConectaSul

ConectaSul, um grande evento voltado a área de compras movimenta a SCAR em setembro.

No próximo dia 19 de setembro, dia em que é comemorado o Dia do Comprador, acontece no Teatro da SCAR, o 1º Fórum de Inteligência e Compras Estratégicas do Sul do Brasil, que promete colocar Jaraguá do Sul na rota dos grandes eventos corporativos. O evento chamado de ConectaSul, reunirá profissionais da área de compras de empresas de Santa Catarina, tendo como objetivo compartilhar vivências e experiências dentro deste setor.

O evento foi totalmente pensado para os profissionais de suprimentos, e contará com palestras de profissionais renomados, de empresas como OLX, Souza Cruz, Campus Party, FCStone e Raízen, além de um painel de discussão sobre a relevância de um setor de compras mais estratégico além de estandes de empresas do segmento, proporcionando assim um ambiente de networking e muitas oportunidades para negócios.

Vale lembrar que as vagas são limitadas e você pode garantir o seu ingresso no site conectasul.net

Noite das Sopas

No sábado,a partir das 18h30min. tem a Noite das Sopas promovida pelo Grupo Ágape.

Só para lembrar, que o grupo de Pós Emaús Ágape, convida para a 2ª Noite das Sopas que irá acontecer no sábado, dia 10 de agosto, tendo por local o salão Padre Dehon da Matriz São Sebastião, os cartões podem ser adquiridos na Secretaria Paroquial ou com os membros do Grupo Ágape. As sopas estarão sendo servidas a partir das 18h30min.

Fica aqui o convite.

Cowzando

Muito funk com o DJ Meu Nome é Vaca, neste sábado na Patuá.

No sábado (10), a Patuá Music abre suas portas para mais uma das suas badaladas festas. Dessa vez a alegria e irreverência do DJ Meu Nome é Vaca vira o tema da festa. No palco da casa, além do DJ Meu Nome é Vaca, também irá rolar o som dos DJ´s O Panda, DJ Gigante e Noel DJ.

Além dessas atrações, irá rolar decoração temática e a distribuição de diversos brindes para a galera.

Os ingressos antecipados podem ser adquiridos nos seguintes locais: Posto Cidade Centro, Pizzaria Toscana, Radio Studio Fm e Posto 28 em Guaramirim.

Para reservas e maiores informações é só ligar para os números (47) 99608-0916 com Fabrício ou pelo (47) 99217-7358 com Double S Produções.

 

Vamos embora, porque a litorina não espera.

Até semana que vem!