Coluna Por AcaZo #109 – Por Zeca Jr.

Por: Zeca Jr.

24/11/2016 - 12:11

Preconceito estampado

Sou nascido no início dos anos 70, em uma pequena cidade do interior de Santa Catarina chamada Jaraguá do Sul. Filho de uma família tradicionalmente Católica, sendo o mais novo, fui criado envolto em uma série de preconceitos. Não se podia ouvir o cantor tal, porque o cara era maconheiro, homem não usa roupa cor-de-rosa, porque o rosa é exclusivo para mulheres, homem que é homem não chora, tatuagem é coisa de marginal, e por aí vai…

No início dos anos 80, como todo pré-adolescente, deixei-me envolver pela música, e lembro muito bem de uma delas, que foi tema de abertura da novela Água Viva, da Rede Globo. A música em questão fora composta por Caetano Veloso e divinamente interpretada por Baby Consuelo (que na época era Consuelo mesmo, nada de Baby do Brasil). Ela intitulava-se Menino do Rio. Num trecho da música, Baby canta: “Menino do Rio/calor que provoca arrepio/dragão TATUADO no braço”, quando chegava nessa parte, que justamente falava em tatuagem, eu cantava bem baixinho para meus pais não ouvissem que eu estava falando em tatuagem, coisa da minha cabeça, motivada pela forma e pelos preconceitos com que fui criado.

Há uns 20 anos atrás, estava no meu estágio curricular da faculdade, numa grande empresa aqui da cidade, quando vi uma profissional do RH entrevistando um cara cheio de tatuagens. Quando terminou a entrevista perguntei pra ela: “E aí, o cara que você entrevistou vai ser contratado?” ela respondeu: “Provavelmente sim!” e eu retruquei: “Mas o cara é cheio de tatuagens!” neste momento um hiato de silêncio tomou conta do nosso diálogo e ela respondeu com toda a serenidade e preparo característico do cargo que ocupava: “Mas eu não estou contratando o cara pelas tatuagens e sim pela competência que ele possui!”. Posso garantir, que essa foi mais uma das grandes lições que aprendi na vida. Que no mundo dos negócios, não se julga uma pessoa pela aparência e sim por aquilo que ela sabe.

Tempos mais tarde, decidi fazer a minha tatuagem. Para “rabiscar minha pele”, escolhi o desenho de Nossa Senhora de Guadalupe, por ser devoto à ela, como parte de uma promessa numa questão que envolvia saúde.

Para fazer a tatuagem, escolhi um profissional competente e sério (com tatuagem não se brinca!) e de traçado firme que é meu amigo Acácio Dalsóquio, do Acácio Tattoo. Posso dizer que apesar da minha idade, quase apanhei da minha mãe quando cheguei em casa, com o contorno da minha tatuagem feito. A primeira coisa que ela falou chorando: “Tu não  vai mais arrumar emprego em lugar nenhum!”. Foi quando minha lembrança voltou ao ano de 1996, ao indagar a profissional de RH sobre a contratação do tatuado.

Só que naquele momento, qualquer coisa que eu dissesse serviria apenas para piorar ainda mais minha situação com minha mãe. O tempo passou, quando colori minha tatuagem, minha mãe já havia se acostumado com a ideia comentou, não querendo dar o baço a torcer, como boa italiana teimosa que é, que a tatuagem pronta tinha ficado linda!

O tempo passou e hoje vejo o quão imaturo somos ao fazer certos julgamentos. Afinal de contas, os tempos mudaram e, nos dias de hoje, são raras as pessoas que não ostentam uma tattoo.

Fica uma frase final para refletir sobre os valores e a inversão deles. “Ironia é tatuagem ser vista como símbolo de criminalidade, em um país onde os maiores criminosos usam terno e gravata”.

Depois de tudo isso, posso confidenciar uma coisa: Estou doido para fazer outra tattoo, só não sei ainda o que irei rabiscar em minha pele dessa vez… (vai pensando, Acácio!)

Happy Birthday, Sacra!

foto-02

A galera da banda Somecents com o especial Divas do Rock, é uma das atrações da festa de aniversário do Sacramentum Pub, que acontece no sábado (26)

O #MBDM em semana de festa, comemorando os 6 anos de sucesso da casa.

Em ritmo de comemoração, na quinta-feira (24), o Videoke do Sacra está de volta e com seu retorno a sua chance de brilhar no palco do Melhor Bar do Mundo. Venha cantar e se mandar bem na cantoria, ainda ganha brindes etílicos pra animar a noite. Lembrando que nas noites de quinta consumindo qualquer valor não paga entrada.

Na sexta-feira (25), a galera da banda ROCK DE SEGUNDA, vem com tudo para animar a #SacraFeira, trazendo no repertório os clássicos de todos os tempos.

Para encerrar a semana o sábado (26) é só festa, com a comemoração do aniversário de 6 anos do Sacramentum Pub. No palco, show com duas bandas: SOMECENTS que traz o especial Divas do Rock. Uma homenagem aos vocais femininos que fizeram história no rock’n’roll e pop e a banda CARBONARANTES, com os clássicos do rock e grunge dos anos 90.

Para a noite de festa, está sendo preparada uma decoração especial, distribuição de brindes, sorteios, bolo de aniversário, espumante e muitas outras surpresas. Os ingressos promocionais antecipados (e limitados) na loja Lupo do Jaraguá Park Shopping e na Loja Triton da Reinoldo Rau ao valor de R$ 30, com direito a um baldinho de long neck na noite e mais uma caneca de chopp exclusiva do Sacra.

 

E lá se foi a Schützen!

foto-3

Foto de uma das noites na 28ª Schützenfest

Aproveitando para enaltecer e elogiar a Fundação Cultural, Sociedades de Tiro e a Comissão Central Organizadora pelo sucesso que foi a 28ª edição da Schützenfest. Tudo muito lindo, organizado, digamos de passagem, beirando a perfeição.

Com certeza (não sou só eu quem está falando isso!), acertaram de cheio ao alvo, e a premiação, não foi em forma de troféu e de medalhas, mas sim, a alegria do povo que se fez presente nesses dez dias de festa.

Com certeza, mais uma Schützen para ficar guardada em nossa lembrança.

Que venha a 29ª edição da “nossa” Schützen!

The John Pub

Tributo aos Mamonas Assassinas, pela banda Wildstone de Joinville, no sábado (26)

Tributo aos Mamonas Assassinas, pela banda Wildstone de Joinville, no sábado (26)

O agito para este fim de semana já inicia na quinta-feira (24), com o Happy Hour do The John, onde a casa já está com suas portas abertas a partir das 18h.

Na Sexta-feira (25), rola show com a banda CHERRY KILL que vem para tocar os sucessos de Beatles, Black Sabbath, Aerosmith, The Strokes e outros.Na sexta-feira a entrada custa R$ 10, a abertura da casa é às 20h e chegando antes das 22h, você ganha uma long neck Eisenbahn.

Para fechar a semana, no sábado (26), rola especial Mamonas Assassinas, com a Banda WILDSTONE de Joinville. Após o especial a banda tocará o melhor do pop rock nacional.

Maiores informações, bem como reservas, podem ser feitas pelo Whatsapp (47) 9982-2611.

 

Baile do Chopp

Pedro Felipe estará agitando a Festa do Chopp no sábado(26), na Patuá Music

Pedro Felipe estará agitando a Festa do Chopp no sábado(26), na Patuá Music

Emendando com a ressaca da Schützen, a Patuá Music agita para este sábado (26), o seu primeiro “Baile do Chopp”. Serão 1.000 litros de chopp distribuídos, embalados ao melhor do sertanejo universitário ao encargo de: Pedro Felipe, Alisson Rocha e o super DJ Bibbe Andreatta, que é o residente da casa.

Na noite ainda rola a promoção COMBO DE ANIVERSARIANTE. Para saber mais, basta entrar em contato com o pessoal da casa através do fone|whats (47) 9608-0916.

Os ingressos antecipados nos seguintes locais: ZG Tabacaria, Posto Mime (Matriz) e Posto Cidade (Matriz – perto do Corpo de Bombeiros).

As reservas de mesas e camarotes  podem ser feitas pelo telefone: (47) 9608-0916

 

London Country Fest

Pedro Felipe estará agitando a Festa do Chopp no sábado(26), na Patuá Music

O sertanejo de Matheus Camilo é uma das atrações da Country Fest do London Jaraguá, que acontece no sábado (26)

É neste sábado (26) que o London Jaraguá abre as portas do “saloon” para a sua London Country Fest. No palco da casa, mais de 10 atrações entre elas, exclusivamente Goiânia, o lançamento nacional de Matheus Camilo e vindo diretamente de São Paulo, Renata Tardony e tem mais: Jean Carlo & Joabe, Lu Ramalho, Fernando Lima, Elton & Fernando, Cleiton & Thiago, Bruno & Rafael e os DJ´s Mario Junior e o eletrônico por conta do Kom.Takt.

Vale lembrar que serão sorteados brindes a noite toda.

Os ingressos antecipados podem ser encontrados  no Mime Matriz, Posto Zuza, Japa Modas, Conceitu´s Hair Style e com os promoters da casa. Informações e reservas através dos fones: (47) 99201-4594 e (47) 99215-4406.

Gustavo Motta

O Top DJ Gustavo Motta faz a festa na Epic na sexta (25)

O Top DJ Gustavo Motta faz a festa na Epic na sexta (25)

Na sexta-feira (25) o Epic Concept Club acende suas luzes para receber o Top DJ Gustavo Motta, ele que além de DJ, é formado em produção e masterização de música eletrônica, considerado na atualidade um dos grandes produtores e seu Set, um dos mais requisitados no Brasil.

Na noite ainda rola o som dos DJ´s Giovanni Buzzi (open party), Edu Schwartz (Selenza) B.c, Marlon Luft (Selenza) B.c e Richard Otto (closing).

Ingressos antecipados podem ser encontrados no Posto Zuza (Reinoldo) e na Matrix Locadora. As reservas de mesas e camarotes  através dos fones: (47) 3084-2121 e 9646-2994.

Vamos embora, porque a litorina não espera.

Até semana que vem!