“Por um 2022 sem conflito de interesses e com os seus objetivos no centro”

Jhonatan Hornburg, Analista de Relacionamento na Warren

Por: Warren Brasil

17/01/2022 - 09:01 - Atualizada em: 31/01/2022 - 10:22

Começamos um novo ano, e com ele surge diversas promessas que fizemos para nós mesmos na virada. Dentre tantas promessas e objetivos que temos para cumprir, os investimentos com certeza não podem ficar de fora disso.

Para podermos realizar as metas financeiras em 2022, precisamos falar da importância de se aplicar em um modelo que não possua conflito de interesses e que esteja totalmente alinhado com a necessidade do cliente. O mercado financeiro no Brasil ainda roda em um modelo antigo de investimentos, o modelo de comissão, que remunera os profissionais do mercado pela venda de produtos. Como cada um dos produtos oferecidos no mercado financeiro têm comissões diferentes, você pode receber a indicação de um investimento que não necessariamente é o melhor para você, mas sim para quem está lhe indicando o produto.

Nesse modelo de remuneração, a grande questão é que o investidor acaba não sabendo quais são os custos mensais ou anuais que ele tem na sua aplicação, ou seja, são custos ocultos. Aliás, desde julho do ano passado, a Associação Brasileira dos Mercados Financeiros e de capitais (Anbima) inseriu uma norma que estabelece diretrizes padronizadas para que as instituições financeiras passem a informar aos investidores os modelos de remuneração e custos que estão sendo aplicados.

Neste início de ano, procure investir em uma corretora que esteja alinhada com os seus interesses, que seja transparente e lhe demonstre quais são os custos dos seus investimentos. Procure uma instituição que utilize o modelo fee-based, no qual o profissional é contratado pelo investidor e recebe uma taxa fixa anual, independentemente de onde o recurso está aplicado. E, caso tenha alguma comissão, ela é devolvida 100% para o cliente.

Desta forma, as sugestões de investimentos são pautadas de acordo com os objetivos de cada investidor — e o profissional só tem um aumento de receita se ele fizer o patrimônio do seu cliente aumentar.

Falando em objetivos, são eles que precisam estar no centro dos seus investimentos. Todos aplicamos por algum motivo, seja para construir uma reserva de emergência, um complemento de renda para a previdência, uma viagem ou qualquer outra meta que você estabeleça.

Portanto, comece o ano pensando nisso: quais são os objetivos que você quer realizar durante esse 2022. E para ter certeza de que você irá conquistá-los, busque uma corretora que tenha como filosofia a transparência, sem nenhum tipo de conflito de interesses.

Jhonatan Hornburg, Analista de Relacionamento na Warren.