“Por que é tão importante que as mulheres conquistem a independência financeira?”

Daiane Mohr, CFP, planejadora financeira da Warren.

Por: Warren Brasil

08/07/2021 - 10:07 - Atualizada em: 08/07/2021 - 10:13

O movimento de mulheres tomando a frente de suas decisões financeiras tem ganhado uma força importante, mas ainda muito tímida em relação ao que seria o ideal.

Ainda estamos vivendo reflexos da nossa cultura, onde historicamente todas as decisões financeiras acabavam sendo feitas pelos homens. Inclusive, hoje essa prática continua sendo muito comum entre os casais.

As mulheres iniciaram todo um processo para conquistar seu espaço e podemos perceber isso no mercado de trabalho. Deixamos o papel apenas de dona de casa, criação de filhos, etc, para nos tornarmos protagonistas da nossa história. As diferenças salariais ainda existem e são muito relevantes, mas a cada dia estamos conquistando um novo degrau.

Com essa transformação, também queremos tomar as decisões que dizem respeito à nossa vida financeira e participar das decisões no âmbito familiar. Não é à toa que todos os dias vemos mulheres buscando mais informações quando o assunto é
dinheiro e investimentos.

O número de CPFs femininos quintuplicou nos últimos 12 meses na bolsa de valores brasileira. Hoje, as mulheres representam 24% dos investidores cadastrados na B3. Aqui, não quero dizer que investir em ações é o ideal para todas nós: vale ressaltar que o maior e melhor investimento que você, mulher, pode fazer na sua vida é investir em conhecimento.

Busque saber e entender sobre o mercado, faça o seu planejamento financeiro respeitando o seu momento de vida e os objetivos que você quer conquistar. Isso vai fazer a diferença para você lá no futuro.

Há um outro fator importante quando olhamos para a realidade financeira das mulheres: em geral, elas tendem a viver 7 anos a mais do que os homens. Logo, podemos perceber que as mulheres precisam saber lidar com as finanças para que possam viver bem esses anos a mais de vida. E quanto antes você começar a se planejar, melhor.

Então mulheres, saibam o quanto cada uma de vocês é responsável por sua vida e trajetória. Você é tão única que não deve deixar a decisão da sua vida financeira para depois.

Daiane Mohr, CFP, planejadora financeira da Warren.
Email: daiane.mohr@warren.com.br.