“Criptoativos: para que perfil de investidor são indicados?”

Imagem divulgação | Warren

Por: Warren Brasil

23/02/2022 - 05:02 - Atualizada em: 23/02/2022 - 08:57

O mercado de criptoativos tem ganhado cada vez mais destaque no mundo dos investimentos. Logo após a crise dos subprimes, que começou em 2008, foi criada a primeira criptomoeda descentralizada do mundo, o Bitcoin. Dentre as vantagens apresentadas pelas criptomoedas é possível destacar o fato de que elas não estão sujeitas às desventuras políticas e econômicas de um país, pois não dependem da política monetária de uma autoridade central que poderia restringir o movimento de capital. Mas, antes de investir, é importante também ficar atento a algumas desvantagens que os criptoativos podem trazer.

É muito importante ressaltar a alta volatilidade que os criptoativos sofrem. Diferente das ações tradicionais na bolsa, as criptomoedas são negociadas 24 horas durante os 7 dias da semana, podendo passar por variações bruscas em suas cotações em poucas horas.

Frente a essa característica, esse tipo de produto é geralmente indicado para investidores que possuem perfil de risco agressivo, pois já possuem um percentual da carteira em ativos de maior risco e estão acostumados com as oscilações que esse mercado pode apresentar. Mesmo assim, cabe manter um posicionamento mais cuidadoso na carteira em relação aos criptoativos, com algo em torno de 3% da carteira exposta a este mercado.

Nos dias atuais, o mercado de criptoativos ganhou fama e passou a figurar na carteira de muitos investidores. Alguns ativos como Bitcoin e Ethereum já são amplamente conhecidos e utilizados como forma de pagamentos em alguns países. Há, no entanto, moedas que ainda são totalmente especulativas, surgindo muitas vezes como “meme” na internet, sem um valor intrínseco ou um fundamento claro.

Outra novidade recente do mercado de criptoativos é a facilitação do acesso a esses investimentos por meio de fundos. Há hoje no mercado diversas gestoras com produtos voltados às moedas digitais. Na Warren, o fundo Warren Cripto é um exemplo: com um aporte inicial acessível, o investidor com o perfil de risco adequado pode alocar parte do seu patrimônio neste mercado, contando com a inteligência e a experiência de nossos gestores de recursos.

Jhonatan Hornburg, Analista de Relacionamento na Warren.