“O desenvolvimento motor do meu bebê está normal?”

Por: Rita Grubba

12/05/2018 - 11:05

Quantas preocupações nascem junto com nossos bebês, principalmente quando se trata do primeiro filho? A emoção e a alegria são inenarráveis. Impossível mostrar ou contar como nos sentimos quando nos tornamos mães e responsáveis por uma nova vida. Junto com todo este amor infinito, perdemos muitas noites de sono com apreensão diante de algumas dúvidas. Uma delas é sobre o desenvolvimento motor do bebê. Será que é normal demorar para segurar a cabeça? Ele já está com seis meses e não senta? Ele está com nove meses e ainda não engatinha?

São perguntas muito frequentes que nos fazemos e, na verdade, só nos chama a atenção quando percebemos que a criança já com seis meses ainda não sentou. Mas para o bebê se sentar na idade correta ou aproximada é preciso que o tronco, ou seja, músculos do abdômen e das costas, estejam bem fortalecidos e em equilíbrio, para se manter ereto. Como estes músculos se fortalecem? Precisa de exercícios?

Nós todos nascemos em flexão de tronco e pernas, permanecemos assim no ventre por nove meses, e aos poucos vamos ganhando extensão, que fica completa aos quatro meses, e assim os músculos das costas se fortalecem. Para que isto ocorra no tempo certo é preciso que o bebê fique de barriga para baixo. Em seguida ele começa a rolar, brincar com os joelhos, com os pés, e assim os músculos do abdômen se fortalecem, criando o equilíbrio para que ele possa se sentar.

Não é milagre, mas parece mágico que cada movimento e brincadeira fazem parte dos movimentos e posturas que vamos adquirindo e desenvolvendo até caminharmos, por volta de um ano a um ano e meio de idade. Muito importante que todas as crianças passem por todas as fases do desenvolvimento, como rolar, sentar, arrastar, engatinhar, até andar. Cada fase tem o seu valor precioso na idade adulta. Não forcem seus bebês a andar antes do tempo, com auxílio de andadores. Além do perigo existente de graves acidentes, você estará roubando momentos preciosos do seu desenvolvimento. Existe uma vida toda para andar, não é preciso ter pressa.

Na Clínica SER, temos profissionais especializados para avaliar o desenvolvimento do bebê, e orientar ou estimular, quando necessário.