“Acupuntura na oncologia

Por: Rita Grubba

06/12/2019 - 15:12

A acupuntura é reconhecida mundialmente como uma ferramenta poderosa no controle da dor, porém a utilização em pacientes oncológicos vem crescendo, com excelentes resultados nos últimos anos e com aumento de pesquisas e estudos randomizados confirmando esses resultados.

Avanços recentes em publicações adicionaram evidências para apoiar o uso da Acupuntura no tratamento de sintomas de pacientes com câncer. A acupuntura não “cura o câncer” ou substitui o tratamento alopático, é indispensável seguir com o tratamento médico, porém ela tem importante papel em minimizar efeitos colaterais comuns neste tipo de tratamento e ajudar também no controle emocional.

Ela atua no controle da dor e edema pós-operatório, pós-quimioterapia ou radioterapia, no combate a náuseas, vômitos, constipação, fadiga, boca seca, irritabilidade, ansiedade, dores neuropáticas, que muitas vezes aparecem devido ao uso de alguns fármacos.

Pesquisas americanas mostraram que entre 2% a 31% de pacientes oncológicos nos Estados Unidos já foram submetidos a sessões de acupuntura para controle de náuseas e vômitos com sucesso. A Acupuntura pode ser feita antes, durante e após as sessões de quimioterapia.

Outra meta-análise publicada por enfermeiros chineses no último ano mostrou os efeitos da Acupuntura para tratar fadiga relacionada ao câncer, também com resultados muito positivos.

Devemos lembrar que o câncer não é uma doença única, existem mais de trezentas doenças malignas diferentes, cada uma com sua pato fisiopatogenia e comportamento clínico. Seu tratamento é diverso, dentro de classes medicamentosas, cirurgias, radioterapia, quimioterapia além de uma equipe multidisciplinar com nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, psicoterapia.

Os tipos de tumores são diversos e na Medicina Tradicional Chinesa, cada indivíduo é único e cada dia um dia. Pacientes com o mesmo tipo de tumor serão tratados de maneiras diferentes na acupuntura, de acordo também com seu diagnóstico energético.

A Acupuntura promove o equilíbrio das energias, já que yin e yang estarão em falência. Pacientes com câncer já estão com debilidade do rim, e na MTC é ele quem armazena nossa energia vital (JING), que acaba sendo consumida pela doença, pelos tratamentos antineoplásicos além dos hábitos de vida, deixando o doente ainda mais fraco e debilitado.

Desta maneira a acupuntura atua pontualmente nas dores físicas, emocionais e nos desequilíbrios energéticos tratando corpo e mente como um todo.

Lembrando ainda que o ideal é buscar tratamento com profissionais especializados, que conheçam os princípios básicos da oncologia, para uma prática segura, fundamentada e acurada. Na Clínica SER você encontra estes profissionais.

Clínica SER

Endereço: Rua Cel. Bernardo Grubba, 62 – Centro – Jaraguá do Sul.
Contato: (47) 3371-6022