“Mangueiras de arrefecimento: quando trocar?”

Foto Divulgação

Por: Güths Radiadores

17/10/2019 - 23:10 - Atualizada em: 23/10/2019 - 10:17

A partir do momento em que o motorista dá a partida no carro, uma série de processos acontecem para que ele funcione. O motor esquenta a temperaturas altíssimas com todas as explosões da queima do combustível nesta parte do veículo. E para que nenhum componente ou peça sejam afetados com o calor, o sistema de arrefecimento entra em ação.

Este sistema é o responsável por manter o carro a uma temperatura ideal de funcionamento (sempre em uma média de 90º Celsius). É formado por diversas peças que precisam de manutenção periódica e atenção para que funcione da maneira ideal, como as mangueiras – o rompimento delas é um dos causadores de superaquecimento do motor.

Na Radiadores Güths temos uma equipe especializada no assunto. Os motivos para trocar as mangueiras são: cortes na peça, vazamentos e o ressecamento. Os fabricantes não especificam um tempo para a troca, prevalecendo a manutenção que é feita no carro. Caso o defeito não for vazamento ou ressecamento, a oxidação pode causar uma interrupção do fluxo dentro dela, causando entupimento. Neste caso, se troca a mangueira inteira.

A constatação de que a mangueira precisa ser trocada pelo ressecamento é feita visualmente, seja pelo proprietário, seja por um mecânico. Quando ela está muito ressecada, nas pontas soltam muitos fiapos do material interno. Isto significa que já está na hora de trocar, e não se deve esperar abrir.

A vida útil da peça é prolongada de acordo com a manutenção de todo o sistema de arrefecimento, que inclui o uso de aditivos na água do radiador indicados pela montadora.

Mesmo que o motorista veja uma mangueira com problema, ele não deve tentar trocar em casa, como era comum nos carros mais antigos. O veículo deve ser levado a um mecânico especializado, pois atualmente é muito complicado fazer essas trocas em casa, já que o vão do motor está cada vez menor e o motor possui cada vez mais componentes.

Além disso, muitos carros precisam passar por uma restauração do sistema de arrefecimento após a troca de peças, o que só pode ser feito em oficinas e autorizadas. Depois da troca é feito um procedimento técnico para fazer para evitar bolhas de ar. Tudo isso faz com que a troca não seja tão simples, não basta colocar a peça nova e ir embora.

A dica é sempre buscar profissionais especializados para cuidar do seu veículo. Uma manutenção preventiva no sistema de arrefecimento vale muito mais do que os possíveis grandes problemas futuros que possam surgir no motor.

Radiadores Güths

Endereço: Rua Bernardo Dornbusch, 1864, bairro Vila Lalau, em Jaraguá do Sul

Contato: (47) 3371-6337 | 9 9215-5909 (WhatsApp)

Redes sociais: Facebook