Será que seu intestino está travando seu emagrecimento?

Foto: Pixabay

Por: Polyana Souza

25/01/2023 - 05:01 - Atualizada em: 25/01/2023 - 14:22

Sabe aquelas pessoas que ganham peso com muita facilidade mesmo com uma alimentação controlada? Ou ainda que possuem dificuldade para emagrecer? O sobrepeso e a obesidade podem estar ligados com disbiose intestinal, que nada mais é que o desequilíbrio das bactérias do intestino.

Um intestino saudável e equilibrado é uma das principais chaves do emagrecimento. Isso porque o nosso eixo cérebro-intestino é responsável por controlar fome, saciedade e, inclusive, as suas emoções, que interferem diretamente no que você come.

Cerca de 90% da nossa serotonina é produzida nas células intestinais. Quando a pessoa apresenta um quadro de disbiose intestinal, a produção dessa serotonina fica prejudicada. Além disso, a composição da nossa microbiota intestinal tem um papel na regulação do peso corporal. Por isso, seu intestino pode estar travando o seu emagrecimento.

Para descobrir se é o seu caso preste atenção nestes sintomas:

Cansaço extremo (Você acorda cansado e vai dormir exausto);

Vontade exagerada de comer doces e carboidratos;

Mudança constante de humor (Mau humor matinal e ansiedade são sintomas clássicos);

Distensão abdominal, azia e gases;

Enxaqueca;

Infecções frequentes.

Estes são alguns sintomas clássicos de disbiose. Esse quadro á causado pela diminuição do número de bactérias boas do intestino e aumento das bactérias capazes de causar doenças que resulta em uma hiperativação do sistema imunológico e aumento da inflamação sistêmica.

E o que causa disbiose intestinal? O consumo excessivo de doces, açúcares, frituras, adoçantes e aditivos químicos presentes nos produtos industrializados, bem como o uso frequente de antibióticos e a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, pode piorar a situação.

Para reverter essa situação, além de evitar os alimentos que causam a disbiose é importante seguir uma dieta rica em frutas e vegetais, fontes de fibras solúveis, alimentos fermentados (como iogurte, kefir e kombucha) e o uso de probióticos são essenciais para contornar esse quadro de desequilíbrio e ativar seu emagrecimento.