Seis estratégias para desinflamar seu corpo e acelerar a queima de gordura

Foto: Pixabay

Por: Polyana Souza

21/03/2023 - 13:03 - Atualizada em: 21/03/2023 - 13:43

Desinflamar o seu corpo é o principal caminho para emagrecer com mais facilidade. Isso porque a inflamação é um grande gatilho para o ganho de peso. A inflamação crônica leva a uma série de alterações metabólicas, que fazem com que você coma mais, coma alimento com qualidade pior e engorde ainda mais, porque o seu corpo foi reprogramado para ganhar gordura. Isso é bioquímica!

Esse é um dos motivos pelo qual a maior parte das pessoas sente tanta dificuldade para emagrecer. Pensando nisso seguem algumas estratégias que você pode utilizar para ajudar a reduzir os níveis de inflamação do seu corpo:

Própolis: além de ser anti-inflamatório, tem propriedades antimicrobianas. Ele irá fortalecer a sua imunidade. Você pode usá-lo preparando um shot matinal, ou pode pigar algumas gotas no chá.

Cúrcuma: é uma especiaria anti-inflamatória, antioxidante com propriedades antiglicemiante (interessante para diabético e pré-diabéticos) e anticancerígeno. Para aproveitar melhor seus benefícios, é interessante associá-lo com pimenta do reino. A piperina (composto presente na pimenta) vai potencializar a absorção da curcumina. O ideal é não aquecer a cúrcuma, pois a curcumina é termo sensível. Você pode adicioná-lo no final na preparação ou no shot matinal.

Vegetais verde escuro: Tenha o hábito de consumir esses vegetais (brócolis, couve, espinafre, agrião, rúcula) seja na refeição ou no suco verde. Quanto mais escuro o vegetal, mais clorofila e mais magnésio ele terá, e consequentemente maior poder anti-inflamatório.

Limão: pode ser usado no shot ou suco. Ele é fonte de ácido cítrico de vitamina C. Vai fortalecer a imunidade e melhorar processos alérgicos, além de ser um excelente antioxidante.

Gengibre: além de anti-inflamatório, possui propriedades para combater enjoos e enxaquecas. Também tem efeito termogênico, que ajudar a aumentar a queima calórica. É um ingrediente excelente para incluir em sucos, sopas, shots e chás.

Alimentos fontes de zinco: como grão de bico, semente de abóbora, cacau, amêndoas, castanha de caju, gema de ovo e espinafre. Esse mineral é muito importante para imunidade, e é um excelente antioxidante.

É importante salientar que nenhuma dessas estratégias vai resolver a situação, se a base da sua alimentação for inflamatória, cheia de alimentos ultra processados, açúcar, gordura trans e todo tipo de junk food. Se quiser emagrecer de verdade, destravar metabolismo e acelerar a queima de gordura é essencial uma mudança no hábito alimentar.